5 dicas sobre como manter o pagamento do cartão de crédito em dia

Manter-se em dia com o pagamento do cartão de crédito é central para vários fatores de saúde financeira, tais como ter uma boa pontuação de crédito, evitar dívidas indesejadas e administrar seu dinheiro para que você possa atingir seus objetivos financeiros e de vida. 

Entretanto, para lutar para acompanhar os pagamentos a tempo pode ser estressante – e por uma boa razão – não conseguir fazer isso pode ter sérias consequências.

Portanto, tirar proveito destas 5 dicas simples, porém essenciais, pode deixá-lo respirar mais facilmente quando se trata de administrar pagamentos e ajudará a colocá-lo no caminho para um maior controle de seu dinheiro, para que você possa se concentrar em outras coisas importantes na vida.

Boa leitura!

1. Pague pelo menos o Mínimo Mensal

pagamento do cartão de crédito

Se você não paga pelo menos o mínimo mensal no prazo, algumas coisas acontecem. Primeiramente, você será atingido com uma taxa de atraso ou cerca de R$ 30 a R$ 40.

Segundo, os pagamentos atrasados podem afetar sua pontuação de crédito, afetando a sua capacidade de conseguir um empréstimo, alugar um apartamento ou, até mesmo, ser contratado para um emprego. 

Desse modo, é melhor colocar o seu dinheiro onde seja possível encaminhar as compras que você fez no cartão, o que economiza dinheiro na captação de juros a longo prazo.

Além disso, tenha em mente que quando você paga apenas o mínimo, você continuará pagando juros sobre o saldo não pago, o que pode causar estragos em suas finanças. 

2. Encontre dinheiro extra em seu orçamento para fazer pagamentos

Organize o seu orçamento para reduzir ou cortar despesas de modo que seja mais fácil fazer pagamentos mensais com cartão de crédito. 

Por exemplo, procure despesas maiores, tais como prêmios de seguro automóvel. 

Pesquise outras empresas que oferecem uma taxa mais baixa ou combinem o seguro do seu automóvel e do seu proprietário com a mesma operadora para obter um melhor negócio.

Outra área a ser alvo é a televisão a cabo, serviços de streaming e planos de dados de telefones celulares, que podem somar mais do que você precisa e usar. 

Portanto, procure os provedores que oferecem as melhores tarifas e veja se o agrupamento de serviços sob uma única operadora economiza dinheiro. Cancele os serviços que não valem o custo.

3. Obtenha uma taxa de juros mais baixa para o pagamento do cartão de crédito

Se você não puder pagar seu saldo por completo a cada mês, obter uma taxa de juros mais baixa facilitará o pagamento da dívida. Há algumas maneiras de fazer isso.

Primeiramente, é possível garantir uma taxa percentual anual mais baixa pode ser tão simples quanto ligar para a empresa de cartão de crédito e pedir uma. 

Desse modo, se você tiver um bom histórico de pagamento a tempo, isto funcionará a seu favor, assim como uma boa pontuação de crédito, então descubra qual é sua pontuação de crédito antes de pegar o telefone.

Portanto, se você não tiver uma boa pontuação de crédito, você pode tomar algumas medidas simples para melhorá-la.

4. Combine vários saldos em uma opção fácil e de menor custo

Se você carregar saldos em vários cartões de crédito, combiná-los em um pagamento mensal é mais fácil e pode economizar dinheiro. 

Encontre uma combinação menor do que as taxas de seus cartões de crédito, pagará menos em juros e pagará a dívida mais rapidamente. 

Você pode descobrir quanto pode economizar usando uma calculadora de consolidação de cartões de crédito.

5. Foque em Ferramentas Técnicas para Facilitar o Pagamento com cartão de crédito

A criação de aplicativos de pagamento automático de contas e o uso de aplicativos de orçamento podem ajudar a facilitar a vida e reduzir o estresse em torno do pagamento de contas. Alguns aplicativos de orçamento populares são eficazes para mantê-lo motivado e focado em seus objetivos.

Por exemplo, o aplicativo You Need A Budget tem como objetivo ensinar-lhe como administrar seu dinheiro e chegar à frente. 

Os recursos são projetados para simplificar o compartilhamento de finanças com um parceiro, rastrear objetivos e ser inspirado por workshops on-line gratuitos e ao vivo, oferecidos semanalmente. 

Gostou das nossas dicas sobre como manter o pagamento do cartão de crédito em dia? Então aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos que precisam dessas dicas!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!