5 dicas sobre como planejar uma viagem barata
Muitas pessoas pensam que é impossível organizar uma viagem barata e seguir aquele roteiro dos sonhos.
Felizmente, isto simplesmente não é verdade. Claro, viajar custa dinheiro, mas há maneiras de facilitar a vida na carteira.
Aqui estão nossas 5 melhores dicas sobre como planejar uma viagem barata de sonho com um orçamento que cabe dentro do seu bolso:
1. Escolha um estilo de viagem mais amigável ao seu orçamento
Antes de tudo, esqueça os hotéis e os passeios. Torne-se antes um mochileiro! Ou pesquise um roteiro que esteja dentro do seu orçamento.
Os mochileiros conscientes dos custos viajam leves (logicamente, carregando seus pertences em uma mochila) e escolhem acomodações de baixo custo enquanto estão na estrada.
Além disso, eles também tendem a comer comida local e muitas vezes viajam por mais tempo, movendo-se rapidamente por vários locais.
Se você mochila durante a baixa temporada, você vai cortar ainda mais despesas da sua viagem, economizando em quase tudo, desde vôos até acomodações e atrações.
2. Aproveite os voos de baixo custo
Não procure simplesmente por voos no Google: seja mais pró-ativo com seus reai e concentre-se nas transportadoras orçamentárias.
Na Europa, os viajantes conscientes do orçamento desfrutam de uma variedade de companhias aéreas que não têm tarifas muito baixas, deixando-os ir de A a B a um custo muito baixo.
Imagine, por exemplo, viajar por Malta, antes de seguir para Roma, Atenas, e Istambul?
Começar em Berlim e depois seguir para Praga, Budapeste e Riga? Ou talvez viajar de mochila por Paris, Nice, Barcelona, Madri e Lisboa seria mais o seu estilo?
Portanto, verifique o WhichBudget.com para ver uma lista de companhias aéreas orçamentárias viajando para seu destino, ou vá diretamente para companhias aéreas européias como EasyJet, Ryanair, e Vueling.
Além de voar, lembre-se que a Europa em particular também é ótima para viagens de trem baratas. Para mais informações, dirija-se à Interrail.
3. Viaje para destinos que não são caros
Alguns lugares do mundo nunca estarão super baratos (olá Londres, Nova Iorque e Paris!), mas isso não significa que em todos os lugares seja a mesma coisa.
Dessa maneira, viajantes com bom orçamento conseguem carimbar seus passaportes em países com moeda mais fraca do que a sua.
O sudeste asiático (pense em Singapura, Tailândia, Vietnã, Camboja, Indonésia e Índia) sempre foi uma região de passagem para mochileiros e viajantes de orçamento, e as muitas terras da América Latina são outras grandes (e baratas!) escolhas.
4. Planeje uma viagem barata mais longa
Embora você possa não pensar assim, fazer uma viagem mais longa é muito mais barato por dia do que uma fuga rápida.
Por quê? Ao criar uma “base” em um local, os viajantes de longo prazo não estão constantemente pagando pelo transporte para seu próximo destino.
Além disso, são capazes de aproveitar as oportunidades de aluguel de curto prazo em vez das tarifas por noite mais caras dos albergues.
Sendo assim, os viajantes de longo prazo normalmente também estão mais interessados em conhecer uma cultura, vivendo nela e “fazendo o que os locais fazem” (em vez de pagar por passeios caros e viagens de um dia), gostam de cozinhar para si mesmos, e podem até mesmo trabalhar enquanto estão na estrada.
5. Cozinhe sua própria comida
Não é segredo que comer em restaurantes todos os dias se soma (sem mencionar que é potencialmente prejudicial para a sua linha de desperdício!)
Os viajantes de orçamento sabem que cozinhar para si mesmos economiza muito dinheiro.
Ainda mais se você decidir dividir os custos cozinhando e compartilhando uma refeição com outros viajantes em seu albergue ou aluguel (visitar feiras de alimentos e supermercados estrangeiros é parte da diversão!).
Com essas dicas, com certeza será mais fácil fazer uma viagem barata e completa!
Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!