5 Passos para Alcançar a sua Independência Financeira
Estamos todos lutando pela sua independência financeira em um esforço para preparar o caminho para a segurança financeira, maior flexibilidade e paz de espírito em geral.
Sendo assim, talvez você esteja planejando criar um fundo de emergência para evitar cair na poupança, concentrando-se no pagamento da dívida, ou aumentar essas contribuições mensais para se preparar para a aposentadoria.
Todos excelentes passos em direção à sua independência financeira.
Portanto, leia este artigo até o final e acompanhe as nossas principais dicas sobre como conquistar a sua independência monetária.
Como você pode alcançar a independência financeira?
Com uma mentalidade de crescimento, um pouco de autocontrole e estes 5 passos, você estará bem encaminhado para a sua independência financeira em pouco tempo.
1. Gaste menos do que você ganha
Esta dica pode ser complicada, especialmente se você está vivendo de pagamento a pagamento ou está enterrado em dívidas.
Mas viver abaixo dos seus recursos é possível se você estiver disposto a acompanhar os seus gastos, diferenciar entre suas necessidades e desejos.
Além disso, é necessário determinar (e se livrar) do que você pode viver sem, e buscar ajuda de um profissional financeiro, se necessário.
Uma vez que você domine a arte de gastar menos do que ganha, você será capaz de lidar melhor com a dívida e contribuir mais para a poupança.
Dessa maneira, irá reduzir o estresse relacionado ao dinheiro e se aproximar da sua independência financeira que você tanto deseja.
2. Escolha um método de orçamento que funcione melhor para você
O orçamento é uma excelente ferramenta, pois ajuda a priorizar melhor as suas necessidades, tais como economizar mais dinheiro, pagar dívidas ou gastar menos.
Não há dois orçamentos iguais e decidir qual método é melhor para você e seus objetivos levam tempo, prática e um pouco de pesquisa.
Uma vez determinada sua estratégia orçamentária, você estará mais apto a cortar custos em determinadas áreas e aumentar os custos em outras.
3. Possua objetivos realistas
Atingir as suas metas é mais fácil quando elas são alcançáveis.
Muitas vezes, metas menores ou de prazo mais curto, como fazer café em casa em vez de ir ao Starbucks ou acompanhar as suas despesas diárias para ver o que você pode facilmente cortar, são mais realistas e motivadoras.
Portanto, nunca subestime o poder dessas metas menores – no final do dia, qualquer meta de dinheiro inteligente, grande ou pequena, o aproximará da sua independência financeira.
4. Crie um fundo de emergência
Um dos maiores ensinamentos financeiros da COVID-19 foi a importância de ter fundos reservados em caso de emergência.
Pandêmicas ou não, as economias de emergência são importantes no caminho para conquistas essa independência.
De acordo com um relatório da AARP, 53% dos americanos não têm uma conta de poupança de emergência.
Sendo assim, abrir uma conta poupança de emergência e comprometer-se a automatizar mensalmente uma certa quantia de renda para esta conta.
Você não terá que pensar sobre isso e estará pronto para o caso de uma emergência que possa surgir na sua vida.
5. Considere múltiplas fontes de renda para conquistar a independência financeira
Confiar em uma única fonte de renda pode ser problemático.
E se, por exemplo, você perder seu emprego e não estiver confiante em suas economias para sobreviver enquanto estiver procurando outro emprego?
É por isso que é importante diversificar os seus ganhos.
Considere investir de forma conservadora na bolsa de valores ou no setor imobiliário, utilizando aplicações de compartilhamento (ou seja, Uber, Vrbo), e até mesmo ganhar dinheiro através de hobbies, como escrita ou artesanato.
A diversidade de renda resultará em maior estabilidade financeira e flexibilidade, e você alcançará seus objetivos financeiros, tais como pagar mais dívidas ou economizar mais dinheiro, mais rapidamente e mais facilmente.
Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!