6 dicas para diminuir o uso do cartão de crédito
6 dicas para diminuir o uso do cartão de crédito. O cartão de crédito é um aliado do planejamento financeiro, mas muita gente não sabe usar corretamente. Por isso, precisa reduzir o uso
De acordo com o SPC Brasil, são mais de 52 milhões de cartões de crédito ativos no país. Com o passar dos anos, ter um cartão de crédito passou a ser fácil, principalmente com as facilidades que os bancos oferecem para fazer o pedido e a pouca exigência de documentos. Antigamente, o processo era muito mais demorado e minucioso.
Hoje, quantas pessoas tem cartão de crédito no seu círculo social? Provavelmente, a maioria, não é mesmo? O cartão de crédito é popular, se usado da maneira correta, é um grande aliado para seu planejamento financeiro. O uso com frequência tem riscos, mas os benefícios são maiores.
Só que nem todo mundo tem cautela. Principalmente aquelas pessoas que acreditam que o limite de crédito é uma renda a mais e esquecem que no fim do mês, tem uma fatura (alta!) pra pagar. Ao invés do cartão de crédito ser um aliado, se torna o pior inimigo e você acaba cheio de dívidas.
Quantas vezes não vimos várias pessoas dizerem: “cancelei todos os meus cartões de crédito, não sei usar”. Só que quando chega a esse ponto, a situação já está gravíssima! Então, hoje traremos dicas para quem acha que está numa situação crítica, mas que ainda consegue sair dela.
Neste artigo vamos trazer algumas maneiras de diminuir o uso do cartão de crédito sem ter que cancelar. É possível e com muito controle da impulsividade você vai conseguir. Preste atenção e comece hoje a aderir essas 6 dicas para diminuir para sua vida financeira!!
1- Deixe-o em casa
Muita gente carrega o cartão de crédito na carteira e leva para todo lugar que vai. Quando você tem consciência que precisa diminuir o uso, pense nele como se fosse um objeto que nem sempre você precisa tirar de casa: uma cadeira, um eletrodoméstico. Se for sair, tem dinheiro vivo, principalmente gastos supérfluos, tire o cartão de crédito do bolso!
Com o passar do tempo, você vai perceber que vai sobrar mais limite e irá reparar que nem sempre precisa utilizar o cartão de crédito para tudo. Aqui não queremos que você pare de usá-lo, mas que use com sabedoria!
2 – Use o débito
Quantas vezes você tinha o dinheiro lá, sobrando e ainda sim usou o cartão de crédito e quando a fatura chegou, já não tinha mais aquele dinheiro e de repente se apertou? Isso é um exemplo básico de falta de planejamento. Nossa dica é utilizar o cartão de crédito em compras grandes, ou quando você não tem mesmo.
Usá-lo em barzinhos, restaurantes, lojas de departamento podem tornar gastos pequenos em grandes despesas desnecessárias. Se planeje: pense num produto, ou viagem que você quer muito, que seja um valor alto e aí, use seu limite de crédito. Em outras ocasiões, tente comprar no dinheiro com o cartão na função débito.
3 – Cartão de crédito pré-pago
Já ouvir falar dessa modalidade? É um cartão de crédito em que você usa apenas o limite que “depositou” nele,ou seja, ótima ferramenta para quem teve problemas com o cartão de crédito habitual e quer ter mais controle financeiro. Por isso comprar em alguma loja ou solicitar para a instituição financeira.
Depois, você desbloqueia e passa a carregar com os valores que decidiu. Só que com esse tipo de cartão de crédito, não é possível fazer parcelamento. Para quem não tem controle dos impulsos com os gastos, é uma ótima opção para diminuir o uso e também se prevenir.
4 – Escolha um cartão de crédito digital
Atualmente temos várias opções de cartão de crédito que tem custos mais baratos para o cliente. Temos vários exemplos que não cobram tarifas, os juros são baixos ou até mesmo excluem o pagamento de anuidade. Com um cartão de crédito desse, você com certeza terá menos gastos.
Existem casos de clientes que pagam quase R$300,00 só em tarifas e cobranças do cartão de crédito. Com esses tipos de cartão de crédito, você entende o que está pagando e ainda paga muito menos do que em outros casos.
5 – Diminua o limite de crédito
Isso mesmo! Se você percebeu que o limite definido pelo banco é maior do que você tem condições de pagar ou apenas está abusando daquele valor, procure o responsável pelo cartão de crédito, seja banco ou administradora de cartões e peça a mudança do valor do limite. A diminuição é uma maneira drástica, mas te faz entender onde está pisando.
6 – Faça alterações na rotina
Pense de que forma e de que maneira você gasta seu cartão de crédito. Digamos que todo fim de semana você vai em um local que gaste pouco mais de R$100,00, com frequência. Já pensou se isso é realmente necessário? Isso é só um exemplo de um gasto frequente, que pode ser excluído.
Só que existem muitos outros gastos que a gente não tem ideia que consomem tanto do nosso orçamento. Pense neles e exclua totalmente. São pequenas mudanças de rotina que fazem diferença no fim do mês.
Gostou das 6 dicas ? Outras pequenas atitudes irão evitar que você tenha que cancelar seu cartão de crédito para finalmente se acertar com sua vida financeira. O cartão de crédito existe para ser um aliado no planejamento financeiro e te ajudar quando estiver precisando de um respiro. Não torne essa modalidade um problema!
Use com sabedoria, não empresta e se precisar, deixe o cartão de crédito em casa! Outra dica importante é sempre olhar com atenção a fatura, para que você saiba exatamente o que está gastando e o que pode ser cortado no próximo mês. Aos poucos, você será expert no uso do cartão de crédito!