A dívida realmente some depois de 5 anos?
A dívida realmente some depois de 5 anos? Você já ouviu aquele mito de que a dívida some depois de alguns anos? Já vamos adiantar que realmente trata-se de um mito, porque não é bem assim que funciona.
Quando estamos com muitas contas e pouco dinheiro para pagar, sempre aparece alguém para falar: “Ah, pague isso não! Espere uns 5 anos que fica tudo certo”. A pessoa então, acreditando nessa falácia, acaba aceitando a sugestão, achando que não terá nenhum prejuízo.
Então, vamos esclarecer a verdade para você agora:
Depois de quanto tempo a minha dívida com o banco ou loja prescreve?
De acordo com o Art. 206 do Código Civil, o direito de cobrança prescreve no prazo de 5 anos. Mas, tome cuidado, isso não quer dizer que a dívida some. Explicaremos melhor a seguir.
O que acontece com a dívida depois de 5 anos?
Depois que a dívida completa o prazo de 5 anos, o credor perde o direito de acionar o consumidor na Justiça, e o nome do devedor deve ser removido do cadastro de negativados do SPC e do Serasa, por exemplo, pela dívida em questão.
Porém, isso não significa que o débito que você tinha com a empresa foi extinto. A dívida continuará existindo, os juros continuarão subindo, e a empresa provavelmente irá te importunar com ligações e mensagens de cobrança. Ela só não poderá mais cobrá-lo judicialmente e nem ameaçá-lo de negativar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Além disso, durante os cinco anos em que você ficou esperando sem pagar a dívida, seu Score estará péssimo, e será bem difícil conseguir empréstimos, bons cartões de crédito, financiamentos e parcelamentos, tendo que optar por empresas que aceitam negativados.
Ah, sem contar que, embora o seu nome não apareça mais na lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, a sua dívida não será esquecida pelo banco de dados da empresa credora. Ou seja, se você precisar adquirir algum outro produto naquela loja, será quase impossível conseguir crédito e parcelamentos de novo.
O que fazer então para me livrar da dívida?
Em primeiro lugar, você precisa ter um planejamento financeiro. Dedicar uma parte da sua renda para pagar aquela dívida e não deixar que os juros fiquem monstruosos. Se estiver desempregado, este outro artigo pode te ajudar (clique aqui).
Depois que você se planejou, busque renegociar a sua dívida direto com a empresa para qual está devendo, pois pode conseguir juros menores ou prazos maiores para quitar o débito. Se puder pagar à vista, há boas chances de ganhar um bom desconto.
A própria Serasa costuma organizar feirões em que as empresas oferecem opções vantajosas para os consumidores que queiram limpar o nome da maneira correta.
Conclusão
Depois do prazo de 5 anos, a dívida não desaparece. Embora seu nome não possa ficar mais sujo por aquela dívida nos órgãos de proteção ao crédito e a empresa não possa mais cobrar judicialmente o valor, você terá uma série de restrições na hora de conseguir crédito, empréstimos, cartões, parcelamentos e financiamentos.
O ideal, portanto, é organizar a sua vida financeira e renegociar a dívida, evitando que seu Score fique cada vez pior.