Análise fundamentalista – Saiba como investir com essa estratégia
A análise fundamentalista é uma das maneiras mais tradicionais de se investir no mercado de ações, já que ela tem como objetivo prever o lucro futuro de empresas.
Assim, se você desejar entrar nesse mercado, esse post é para você.
Aqui falarei tudo o que você precisa sobre o tema e claro, apresentarei as principais características de uma análise fundamentalista para que possa começar a investir.
Boa leitura!
O que é análise fundamentalista?
A análise fundamentalista é o estudo da situação financeira de uma empresa. Nesse caso, eles tentam avaliar diferentes alternativas para investimento dentro do empreendimento.
Assim, a ideia é conseguir entender o negócio e quais são as expectativas para os seus resultados dentro do médio e do longo prazo.
Ou seja, um analista fundamentalista deseja identificar quais os potenciais de lucro de uma empresa no futuro, já que é isso que faz as ações valorizarem no mercado.
Os investidores que se interessam pela análise fundamentalistas são aqueles que focam em investimentos de longo prazo.
Assim, eles compram ações com o objetivo de se tornarem sócios da empresa e lucrar junto com ela no decorrer dos anos.
O que um analista fundamentalista leva em consideração na hora de analisar uma empresa?
Para conseguir chegar à conclusão de que investir em uma empresa é uma boa ideia, ele leva em consideração três itens:
– Análise macroeconômica:
Análise o ambiente do qual a empresa está inserida, já que o ambiente influencia sempre as perspectivas de um negócio.
Alguns índices que são levados em conspiração são:
- PIB do país;
- Índices de inflação;
- Taxa de câmbio;
- Taxa de juros;
- Nível de renda.
– Análise setorial:
A partir das análises feitas anteriormente, um bom analista precisa compreender que nem todos os dados afetam todos os setores da mesma maneira.
Um bom exemplo é a análise da taxa de câmbio bem valorizada. Normalmente, esse dado prejudicada as empresas importadoras, mas acaba beneficiando as exportadoras.
Além disso, é preciso considerar:
- Incentivos governamentais dentro de alguns setores;
- Mudanças estruturais;
- Regulamentações.
– Análise da empresa:
Aqui se analisa os dados financeiros da empresa.
Principais vantagens de usar a análise fundamentalista
A análise fundamentalista é muito utilizada dentro do mercado de capitais e claro, seus conceitos acabaram se tornando ainda mais acessíveis aos investidores.
Isso vem acontecendo porque as corretoras costumam publicar relatórios de análises realizadas periodicamente, detalhando se as suas escolhas e recomendações de ações.
Uma das maiores vantagens certamente dessa análise é que ela é abrangente e completa.
Ou seja, diversos setores ligados às ações em análise passam a ser considerados e são observados de maneira extensa e profunda.
Assim, a análise consegue proporcionar a segurança de que diversos setores foram considerados antes de uma decisão ser tomada.
Obviamente que a partir daí começa uma desvantagem.
Por quê?
Porque para se fazer uma análise fundamentalista você precisa ter conhecimento e tempo para que ela seja feita corretamente.
Se você não tiver nenhum desses elementos, você pode terminar um estudo incompleto, o que lhe dará resultados ruins.
Outra vantagem que vale a pena ser mencionada, é que a análise fundamentalista é perfeita para investimentos que tem foco em longo prazo.
Se você pretende comprar ações e quer manter elas por muito tempo, você vai precisar estar certo de que ela é a ideal para você e para isso, terá de fazer uma análise avançada.
Quais são as principais críticas de usar a análise fundamentalista?
Além de você necessitar de um conhecimento mais específico e de tempo para conseguir estudar todos os aspectos dessa análise, existe uma critica muito comum para esse conceito.
Muitas vezes, por exemplo, no dia a dia do mercado, os movimentos não refletem bem as perspectivas que foram apontadas pelos analistas.
Isso acontece em razão da desconexão de expectativas.
Além disso, a ideia de que no longo prazo as cotações de mercado das ações vão voltar para o seu valor real leva bastante tempo para acontecer.
Portanto, se você se interessa em operar com maior frequência no pregão, você não vai se sentir nem um pouco satisfeito com esse tipo de estudo.