Auxílio gás: saiba quando receber a última parcela de 2023
Na prática, o beneficiário recebe seis vezes ao ano o valor, que equivale a um botijão de gás de 13 quilos
O Auxílio gás é um dos programas de transferência de renda do governo federal. Neste caso, ele também é voltado para famílias de baixa renda, que vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza.
Além disso, o auxílio gás tem um calendário fixo, com pagamentos feitos a cada dois meses para os beneficiários. Inclusive, esse calendário já é definido desde o começo do ano e divulgado pelo governo no site oficial.
Desta maneira, neste post, vamos falar um pouco sobre como fazer para receber o benefício e quando será paga essa última parcela em 2023. Afinal de contas, o final de ano está chegando e as pessoas vão precisar ainda mais de dinheiro.
Auxílio Gás em dezembro
Agora, acontece ainda em outubro o pagamento das penúltimas parcelas do benefício do auxílio gás. Depois, a última delas acontece em dezembro, fechando o ano.
Na prática, o beneficiário recebe seis vezes ao ano o valor, que equivale a um botijão de gás de 13 quilos. Assim, o governo calcula o valor médio do benefício, baseado nos dados oficiais da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível).
Atualmente, o valor pago no auxílio gás é de R$ 110, que o preço médio em vigor. Além disso, é necessário que o beneficiário sempre esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Esse cadastro é importante para garantir o controle necessário de quem realmente pode ou não pode receber o benefício. Afinal de contas, se trata de um dinheiro do contribuinte que é investido nisso.
Como saber a data do pagamento
O pagamento do benefício do auxílio gás acontece entre os dias 11 e 22 de dezembro de 2023, de acordo com o escalonamento previamente definido pelo governo federal. Porém, para saber o dia exato, também é importante saber qual é o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Isso porque o pagamento é feito de acordo com essa numeração, que vai de 1 a 9 e também o 0 (zero). Por exemplo, os beneficiários com NIS final 1, já vão receber no dia 11. E isso vai até o dia 22, quando o beneficiário e final zero também vai receber a sua parcela.
Por fim, ainda vale lembrar que, periodicamente, o governo faz um pente-fino nos benefícios. E, se uma família passar a melhorar de vida, por exemplo, poderá perder o direito de receber o auxílio-gás, passando o valor para outras pessoas.
Veja ainda: Aposentado vai ganhar 14 salário? Veja como ficou.