Auxílio Gás; saiba quando será o próximo pagamento e se programe

Esse benefício também faz parte da proposta de acabar com a insegurança alimentar.

O Auxílio Gás é um dos programas de transferência de renda previstos pelo Governo Federal. Neste caso, são seis pagamentos anuais, já que se recebe a cada dois meses.

Então, esse Auxílio Gás é mais uma chance de que pessoas em situação de vulnerabilidade possam ter como cozinhar em casa. E também faz parte da proposta de acabar com a insegurança alimentar, isto é, quando uma pessoa até tem o que comer em um dia, mas não sabe o que vai ter no dia seguinte.

E como o preço do botijão de gás subiu muito nos últimos anos, essa ajuda governamental tem sido importante para as pessoas de baixa renda.

Quando vai ser o próximo pagamento?

Agora, a próxima data de pagamento do Auxílio Gás será entre os dias 18 e 31 de agosto. Então, falta pouco tempo para começar o novo pagamento.

Assim, para saber o dia exato em que vai receber, precisa ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social). Por exemplo, os beneficiários com o NIS final 1 já recebem no dia 18 de agosto e assim por diante, até o final 0 (zero), que vai para o dia 31 de agosto.

Atualmente, o valor do Auxílio Gás está em R$ 110, que é uma média geral do preço do botijão de 13 quilos dentro do país. E, como normalmente o botijão dura dois meses, o valor é pago neste intervalo de tempo.

Porém, como dito antes, só vale para pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. E é preciso seguir alguns critérios para receber.

CadÚnico

Então, para ter acesso ao benefício do Auxílio Gás, o beneficiário precisa de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Assim, o governo vai fazer a triagem para saber se poderá ou não receber.

Além disso, normalmente, quem recebe o Auxílio Gás também recebe o Bolsa Família, atualmente o principal programa de transferência de renda do país. E, para ter direito a ele, também precisa do CadÚnico.

E, de acordo com as regras deste ano, para ter direito ao benefício a família precisa ter uma renda per capita de, no máximo R$ 651. Mas, se tiver algum beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em casa, também poderá ter um direito a receber o Auxílio Gás, o que vai ser um importante reforço para essas famílias que passam por essa situação de insegurança alimentar em qualquer lugar do país.

Saiba mais: Bolsa família paga final NIS final 1.

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.