Auxílio gás volta a ser pago em abril; veja quem tem direito
O primeiro mês de pagamento do auxílio gás foi em fevereiro.
O auxílio gás é um dos programas de transferência de renda do governo federal voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste caso, como se trata de um programa que se paga a cada dois meses, volta a se aplicar em abril.
Isso porque, de acordo com o calendário do governo federal, o primeiro mês de pagamento do auxílio gás foi em fevereiro. Então, os beneficiários voltam a receber o valor agora.
Auxílio gás com data marcada
Atualmente, o auxílio gás paga o valor de R$ 112 por família, pois é o preço médio de um botijão de gás no mercado. Isso de acordo com os dados divulgados regularmente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível).
Então, como um botijão dura, em média, dois meses, o auxílio gás também se paga a cada dois meses. No início do programa, o governo pagava metade do valor, mas no ano passado começou a pagar o valor integral.
Contudo, é possível ter a chance agora de receber o valor integral de forma definitiva. Isso porque o gás de cozinha é essencial para garantir a segurança alimentar das pessoas.
Esse programa de transferência de renda é sempre mantido pelo governo federal e vem se tornando uma importante ferramenta de apoio para milhares de famílias pelo país.
Qual dia de abril que o benefício será pago
Agora, em abril, o auxílio gás tem pagamento a partir do dia 14 de abril, indo até o dia 28 deste mês. Para saber quando irá receber, basta consultar o seu NIS (Número de Identificação Social).
Isso porque, através dele, o cidadão vai conseguir ver a data. Por exemplo, quem tem NIS de final 1 recebe a partir do dia 14 de abril, enquanto quem tem final 0 (zero) recebe no dia 28 de abril, de forma escalonada.
Aliás, essa regra vale para todos os programas sociais e também para os outros meses. Afinal de contas, operacionalmente, fica mais complicado para o governo pagar tudo de uma única vez.
Quem tem direito a receber
Mas, muita gente também sempre tem dúvida sobre ter ou não ter direito ao benefício do auxílio gás. Primeiramente, o interessado tem que fazer inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Então, o governo vai definir quem tem o direito e, normalmente, quem recebe o auxílio gás, também recebe o Bolsa Família, que é o principal programa de transferência de renda.
Leia também:Bolsa família: veja como aumentar o rendimento em abril.