Bacen: entenda a importância do Banco Central do Brasil
Com certeza, você já ouviu falar sobre o Bacen, BC ou Banco Central, não é mesmo?
Essa instituição financeira é considerada uma das mais importantes da economia brasileira, principalmente pela responsabilidade que ela possui de ditar novos rumos para a economia do país.
Além disso, o Banco Central é responsável pela emissão de moedas do Brasil e o estabelecimento de diversas políticas monetárias do país.
Dessa forma, fica claro que a responsabilidade dessa instituição é imensa.
Confira a seguir todas as principais informações sobre o Banco Central e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento desse órgão tão importante para a economia financeira do Brasil.
Afinal, o que é o Banco Central do Brasil ou Bacen?
O Banco Central do Brasil funciona como uma autarquia autônoma e possui diversas responsabilidades frente à economia do país.
Sendo assim, o Bacen não depende de nenhum órgão público para funcionar e instituir novas regras financeiras.
É, portanto, a corporação financeira de maior autoridade do Brasil.
Dentre as principais responsabilidades do Banco Central, estão a autorização e fiscalização de outras instituições financeiras do país.
Dessa forma, o BC estabelece diversas regras para os bancos comerciais, sendo uma forma de proteger e assegurar o cidadão de possíveis fraudes e problemas financeiros.
Portanto, todas as corretoras e gestoras de valores precisam estar credenciadas ao Banco Central, além de seguirem todas as regras estabelecidas pela autarquia.
Quais são as principais funções do Banco Central do Brasil?
Primeiramente, o BC possui uma grande responsabilidade financeira e economia no país.
Por essa razão, o órgão financeiro possui diversas responsabilidades diferentes.
Confira abaixo as principais funções do Bacen.
Emissão de moeda
A emissão de moedas no país é uma das principais responsabilidades do Bacen, mas essa atividade exige toda uma fiscalização.
Além disso, para criar novas cédulas é preciso fazer um estudo monetário e econômico na sociedade para verificar se existe a demanda por novas notas.
Caso seja identificada a necessidade de produção de mais moedas, o Banco Central solicita a impressão na Casa da Moeda, um órgão estatal responsável pela criação de mais cédulas.
O último exemplo prático desse tipo de emissão foi o lançamento da cédula de R$200,00.
Fiscalização dos bancos
Outro papel importante do Bacen é fiscalizar outros bancos que existem em todo o país.
Sendo assim, o BC monitora todas as principais atividades dos bancos comerciais, além de fornecer créditos para instituições financeiras que estejam em um momento de necessidade.
Planejar as políticas monetárias do país
Além de todas as atividades citadas acima, o Banco Central é responsável também por todo o planejamento e execução de políticas monetárias aplicadas ao país.
Sendo assim, ele é responsável por toda a criação de moedas e crédito do Brasil.
Portanto, o BC conta com três instrumentos poderosos:
- Encaixe compulsório;
- Redesconto;
- Mercado aberto.
Supervisão do sistema financeiro
Por fim, o Banco Central possui a responsabilidade de supervisionar o sistema financeiro do país, principalmente contra possíveis irregularidades.
Dessa maneira, a autarquia monitora o funcionamento de todos os bancos comerciais, regulando e aplicando restrições.