Benefício elegível para empréstimo: Como funciona e como desbloquear
Quem recebe aposentadoria ou até mesmo pensão pelo INSS pode solicitar crédito consignado com valores muito acessíveis. Porém, de acordo com uma nova regra criada em 2019, é preciso deixar o benefício elegível para empréstimo.
As novas regras para adesão do empréstimo consignado foram criadas com o objetivo de proteger os próprios beneficiários, visto que infelizmente, muitas pessoas sofreram fraudes com contratações de crédito indevidas.
Desta forma, quem recebe sua pensão ou aposentadoria do INSS precisa deixar o benefício elegível para empréstimo, procedimento que funciona como uma espécie de desbloqueio para que os bancos possam liberar o crédito.
Como funciona o benefício elegível para empréstimo
Deixar o benefício significa liberar as suas informações pessoais para que as diversas instituições financeiras possam fazer a liberação de crédito consignado.
Caso o usuário não tenha feito a liberação e deixado o benefício elegível, não é possível solicitar nenhum tipo de empréstimo consignado. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos beneficiários.
Vale lembrar que para quem deseja fazer a adesão de cartão de crédito com condições especiais para aposentados ou pensionistas, também é necessário deixar o benefício elegível.
Regras para solicitar
Não são todos os usuários que podem deixar o seu benefício elegível para empréstimo. De acordo com as regras, todos aqueles que recebem benefício temporário, usuários do auxílio doença e também quem recebe pensões específicas pagas pelo governo não podem fazer a adesão.
Como fazer a liberação
Para quem tem interesse em aderir a algum crédito consignado e precisa deixar o benefício elegível, basta seguir os seguintes passos:
- Em seu celular, por meio da Google Play Store ou Apple Store, baixe o aplicativo Meu INSS;
- Insira seus dados pessoais, caso ainda não tenha cadastro para acesso virtual;
- Ao acessar o menu do aplicativo, você deve clicar em “Agendamento”;
- Depois, clique em “Solicitações”;
- Na opção descrita como “Atualização e manutenção de Benefício e Outros Serviços” e clique na opção descrita como benefício elegível para empréstimo;
- Clique em “Desbloquear benefício para empréstimo”;
- Confirme e finalize o processo. Prontinho, você já está com o benefício liberado.
Tempo de atualização do benefício elegível para empréstimo
Assim que você deixar o benefício elegível para empréstimo, o sistema do INSS leva cerca de 7 dias corridos para fazer a atualização. Em alguns casos pode ser que o prazo seja mais longo, chegando a 15 dias corridos.
Após este prazo, o usuário poderá ligar no telefone do INSS, digitando 135 e confirmando se a solicitação foi concluída. Caso esteja tudo certo e o beneficiário tenha interesse em solicitar um empréstimo, basta procurar a instituição financeira de sua preferência.
Também é possível verificar por meio do aplicativo “Meu INSS” se o benefício está liberado para empréstimo.
No menu, o usuário pode verificar se o sistema atualizou a solicitação, clicando em “beneficio liberado para empréstimo”. Se o sistema estiver informando que “sim”, o beneficiário já pode usufruir do crédito consignado.