Saiba quais são os 6 benefícios do governo para desempregados
Você sabia que existem alguns benefícios do governo para desempregados que podem salvar, e muito, a sua situação atual?
Ainda que sejam criteriosos para determinadas situações, mesmo uma pessoa que não possui um emprego pode solicitar e usufruir destes. O valor pode não ser a solução de todos os problemas, mas é o suficiente para que lhe ajude a sobreviver.
Quer saber mais sobre? Pois neste artigo apresentaremos quais são os benefícios que pode obter mesmo sendo desempregado e o que é preciso ter para garantir seu acesso a estes.
Aproveite e boa leitura!
Quais os benefícios do governo para desempregados?
Existem diversos programas de auxílio do governo para quem está desempregado. Indo de idosos a jovens, é possível sim conseguir uma ajuda monetária do estado caso você atenda os critérios necessários.
Por isso, muitas vezes, pode ser difícil, ou demorado, adquirir tal ajuda. Ainda que ela venha, essa demora um bom tempo para ser aprovada.
Antes de falarmos sobre os benefícios, é preciso que entenda o que deve fazer para conseguir esses.
Como posso obter os benefícios?
Antes de tudo, é preciso que tenha uma conta no banco da Caixa Econômica Federal, popularmente conhecido como CAIXA.
Isso porque todos os auxílios serão depositados em contas dessa entidade financeira, visto que ela é governamental.
Além disso, é obrigatório a maioridade. Pessoas menores de 18 anos, ainda que estagiem ou tenham um trabalho remunerado, não podem obter quaisquer ajudas governamentais, independente do caso.
Outro fator importante é que possua ou Cadastro Único ou Cartão Cidadão, para que o processo seja facilitado.
Vale ressaltar também que somente aqueles que possuem carteira de trabalho têm acesso a tais benefícios do governo para desempregados. Afinal, a maior parte deles necessita do número do PIS/NIS para que sejam liberados.
O cartão cidadão
A maioria esmagadora dos benefícios a serem pagos a você, desempregado, será feito através do Cartão Cidadão. Além disso, esse também é integrado a outras funcionalidades, sendo o mais necessário para qualquer pessoa que queira receber uma ajuda governamental.
É somente possuindo um desse que a pessoa será capaz de participar de programas sociais como:
- Auxílio doença;
- Tarifa social de energia elétrica;
- Minha casa, Minha vida;
- Bolsa Família.
Porém, é preciso ressaltar que você precisa levar em consideração o munícipio em que vive. Nem todos os programas sociais estão disponíveis por todo o país.
Logo, é preciso entrar em contato com a parte administrativa de sua cidade para entender o que é válido na mesma. Além de, claro, saber se existem programas específicos do local para ajudar os desempregados.
Benefícios do governo para desempregados
Como dito no tópico anterior, existem diversos benefícios do governo para desempregados. Por isso, vamos abordar um pouco mais a fundo alguns destes, começando por:
Auxílio doença
O auxílio doença é um programa social de responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido por sua sigla, INSS.
Ele envolve ajudar os trabalhadores desempregados de maneira a fornecer a estes uma quantia para que possam tratar de enfermidades que lhes causam problemas de saúde.
Contudo, não é qualquer cidadão que tem acesso a este. Para consegui-lo, você precisa atender uma série de critérios do INSS, além de que é obrigatório que tenha perdido seu trabalho em 1 ano ou menos.
Após esse período, o trabalhador somente terá acesso novamente à ajuda se voltar a contribuir com o INSS. Para obter mais informação sobre os requisitos, é preciso entrar em contato direto com o órgão.
Minha casa, minha vida
Sendo bastante popular entre diversas pessoas, o Minha casa, Minha vida é um dos programas sociais mais famosos do país. Seu objetivo é fornecer condições extremamente acessíveis para que as famílias tenham um lugar digno para morar.
Ele é possível sim ser adquirido por um desempregado. Porém, é preciso que tenha alguma garantia para pagá-lo. Uma boa maneira de atender a essa exigência é com a utilização do FGTS.
Tarifa social de energia elétrica;
Caso esteja cadastrado no Cadastro Único, saiba que tem total direito a Tarifa social de energia elétrica. Esse é um benefício para famílias de baixa renda que garante um abatimento de até 65% na fatura do seu consumo de energia mensal.
A única desvantagem é que, ao contrário dos outros, esse não é um dos benefícios para casal desempregado, sendo limitado apenas ao nome da pessoa que responde pela conta elétrica.
Ou seja, se o seu cônjuge trabalha, mas você não, vocês têm direito ao abatimento. Caso contrário, não.
Bolsa Família
Provavelmente o benefício mais popular de todo o Brasil, o Bolsa Família ajuda milhares de brasileiros a resistirem à fome e a máxima pobreza, dando condições mínimas para que a pessoa possa viver.
Este não é um benefício exclusivo para casais, mas sim aos filhos do mesmo. Uma mãe solteira pode conseguir essa ajuda governamental sem quaisquer problemas, desde que tenha cadastro no Cadúnico.
Passe Livre Estudantil
O Passe Livre é um dos benefícios do governo para jovens estudantes, não sendo exclusivo apenas destes. Você pode conseguir um sendo adulto, caso esteja desempregado.
Seu objetivo é ajudar pessoas a chegar ao seu local de estudo. Ela precisa estar cadastrada no Cadastro único, além de atender alguns requisitos que atestarão que ela não possui condições financeiras para ir até a escola ou faculdade.
Para inscrever-se neste, você precisa:
- Possuir renda familiar per capita mensal de 1,5 salário mínimo;
- Ter cursado o ensino fundamental ou médio na rede pública de ensino;
Existem outras condições que podem variar de pessoa para pessoa, impedindo ou facilitando a obtenção desse.
Auxilio desemprego
Sendo o auxilio mais popular, o auxílio desemprego trata-se da obtenção de parcelas de dinheiro que são dadas ao ex colaborador da entidade para lhe ajudar quando perder o seu trabalho.
Qualquer pessoa que seja maior de 18 anos e tenha trabalhado, ao menos, por 1 ano e meio em uma empresa terá garantia de acesso ao benefício.
O valor recebido é relacionado ao antigo salário, o que permite que mantenha seu padrão de vida ao mesmo tempo em que procura por outro lugar para trabalhar.
Estando desempregado, é interessante fazer empréstimo?
Por mais que não seja vantajoso, às vezes, nós precisamos de créditos para superar etapas mais difíceis da vida.
Nestes casos, o melhor cenário possível é realizar uma antecipação. Utilizar o FGTS, o último salário, uma parcela do auxílio desemprego, entre outros, para evitar parcelas muito altas no fim do mês.
Sendo assim, é preciso ponderar bastante no uso de crédito para contornar tal situação. Se não houver outra saída, essa é uma opção válida!
O governo possui benefícios para você!
Como vimos ao longo do artigo, o governo conta com uma série de benefícios para lhe ajudar em períodos mais complicados, como o desemprego. Basta evitar o desespero e procurar por uma das ajudas citadas que você conseguirá vencer suas adversidades!
Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais!