Benefícios Sociais Para Jovens e Adolescentes – Conheça os principais
O Brasil atualmente possui 69,8 milhões de crianças e adolescentes, mas segundo a Abrinq, 9,1 milhões estão vivendo em situação de extrema pobreza. Dessa forma, estabelecer benefícios sociais para jovens e adolescentes é fundamental.
Criança e adolescente são as pessoas com idade entre 0 e 19 anos. Dados comprovam que 45,4% dessas pessoas, com idade entre 0 e 14 anos, estão em vulnerabilidade social.
A vulnerabilidade social impede o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Além disso, este é um problema que dificulta a colocação no mercado de trabalho. Então, visando contornar esse cenário o Governo criou alguns benefícios sociais para jovens e adolescentes. Vamos conhecer quais são? Siga a leitura.
Veja também:
- 13º salário chegando; o que fazer se a empresa não pagar, confira
- Taxação dos super ricos: saiba se o seu nome também está na lista; confira
- Cesta básica cai em todos os lugares em setembro; veja onde ficou mais barato
- Bolsa Família com NIS final 1; saiba quando vai receber
- Conta de luz: confira a bandeira tarifária para novembro e economize
Quais os benefícios sociais para jovens e adolescentes?
A princípio, entre os programas do governo que buscam auxiliar esse grupo podemos salientar:
- BPC;
- ID Jovem;
- Jovem Aprendiz.
Entenda, como funciona cada um dos benefícios sociais para jovens e adolescentes.
BPC – Benefício de Prestação Continuada
BPC é um benefício de assistência social que o Governo Federal oferece no valor de um salário mínimo. Atualmente esse valor é R$ 1.212,00. Ele tem o objetivo de atender idosos e deficientes, mas também pessoas menores de 16 anos em vulnerabilidade.
O BPC é um dos benefícios sociais para jovens e adolescentes que, para conseguir, é necessário comprovar a dificiência.
Essa comprovação deve ser feita através de exames e laudos. Outro requisito é que a família receba uma renda per capta de 25% do salário mínimo. Todo o processo é feito diretamente no CRAS da cidade, mas é necessário possuir registro no CadÚnico.
Veja qual é a documentação que deve ser apresentada:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda;
- Laudos e perícias.
ID Jovem também é um dos Benefícios Sociais Para Jovens e Adolescentes
Este é um outro programa, entre os benefícios sociais para jovens e adolescentes, que busca maior inclusão social desse público. Principalmente através do acesso ao lazer e cultura.
Criado em 2015, este benefício visa incentivar a participação de jovens entre 15 e 29 anos em espaços culturais, mas pagando 50% do valor.
É um documento feito de forma gratuita e dá acesso, com valor reduzido a muitos eventos, como:
- Eventos de esportes;
- Peças teatrais;
- Cinemas;
- Shows dentro do território nacional.
Além disso, o ID jovem garante gratuidade ou descontos nos transportes coletivos, interestaduais. A solicitação é bem simples, ou seja, basta atender aos seguintes requisitos:
- Contar com uma renda mensal de até 2 salários mínimos;
- Possuir idade mínima entre 15 e 29 anos;
- Ter cadastro atualizado no CadÚnico.
O cadastro acontece no CRAS da sua cidade, além disso, é necessário comprovação de dados pessoais e de renda, além de portar o número do NIS.
Jovem Aprendiz
Este é outro dos programas do grupo de benefícios sociais para jovens e adolescentes, sobretudo para aqueles que deseja ingressar no mercado de trabalho. Ele é uma iniciativa federal, garantida desde 2000, através da Lei 10.097. Seu objetivo é estimular empresas a contratarem jovens com idade entre 14 e 24 anos.
A jornada de trabalho deve ser de 6 horas por dia. Além disso, o jovem tem o direito de receber não só o salário, mas todos os direitos trabalhistas, como:
- Vale transporte;
- Décimo terceiro salário;
- FGTS.
Ademais, vale destacara que todos esses direitos devem estar registrados na carteira de trabalho.
A ideia do programa é possibilitar a esse grupo uma experiência profissional e capacitadora através dos cursos oferecidos por entidades conveniadas, formando não só na teoria, mas também prática essas pessoas.
Através deste programa, os jovens de renda baixa, assim como os pertencentes a escola pública, vão possuir a oportunidade de maior inclusão social. Além disso, este público terá a chance de se desenvolver como profissionais e aumentar a chance de colocação no mercado de trabalho.
Portanto, agora que já conhece os benefícios sociais para jovens e adolescentes, veja qual deles pretende aderir e faça sua inscrição.