Bolsa de valores: descubra tudo o você precisa saber para começar a investir

Se você deseja investir na bolsa de valores, mas não possui muito conhecimento sobre o assunto, não se preocupe! Hoje, vamos lhe ajudar a entender mais sobre!

Nos últimos meses, os resultados na bolsa de valores despertaram o interesse de muita gente, principalmente devido à baixa rentabilidade da renda fixa.

Entretanto, investir em ações de renda variável não é um assunto tão simples e fácil de entender, afinal, existem alguns riscos quando se toma essa decisão.

Portanto, é preciso compreender mais sobre como funciona esse mercado e se realmente vale a pena!

Confira abaixo todas as principais dicas sobre como funciona a bolsa de valores para iniciantes!

O que é a bolsa de valores?

bolsa de valores

Primeiramente, a bolsa de valores é um ambiente de negociação de valores mobiliários, principalmente ações, commodities e títulos públicos.

Porém, para diversas pessoas a bolsa é muito mais do que o mero significado que lhe demos acima.

Ela é na verdade, um estilo de vida e uma forma de ganhar dinheiro para muitas pessoas.

Além disso, ela pode ser considerada também uma forma de se sustentar, garantir a vida e até mesmo a aposentadoria.

Por fim, ela ainda pode ser uma forma de compreender a situação do mercado, as principais mudanças econômicas, enquanto se investe de forma indireta em empresas e ativos relacionados.

Como funciona a bolsa de valores?

De forma simples, as empresas disponibilizam partes ou ações no mercado financeiro, e qualquer pessoa que fizer parte deste mercado pode comprar essa ação por um determinado preço.

Ou seja, a partir do momento que você comprar uma ação de uma determinada empresa, você se tornará um pequeno sócio do negócio.

Porém, existem diversos segmentos para se seguir dentro da bolsa de valores, dentre eles estão:

  • Crédito imobiliário;
  • Ativos de renda fixa;
  • Financiamento de veículos;
  • Derivativos listados;
  • Mercado à vista;
  • Derivativos de balcão.

Esses são alguns dos principais exemplos de outros segmentos que podem ser seguidos dentro deste mercado financeiro.

Dessa forma, a bolsa de valores se tornou um elo de encontro de interesses de compra e venda de ativos entre investidores.

Além disso, a bolsa tem como propósito tornar todas as negociações mais seguras, garantindo a transação financeira para ambos os lados.

Quais são as principais funções desempenhadas pela bolsa de valores?

Existem 2 principais funções desempenhadas pela bolsa de valores, confira abaixo:

Agente de custódia

Esse procedimento consiste na guarda centralizada de todas as negociações feitas no local, sendo assim, ela garante a venda e a compra de todas as ações, se responsabilizando por elas até que a venda seja finalizada.

Agente de clearing

Ela se responsabiliza pelo gerenciamento de riscos de todas as principais negociações, indicando possíveis garantias para os investidores de acordo com o risco da negociação.

Uma outra dica importante para entender mais sobre o mercado da bolsa é acompanhar o ritmo de negociação, ou seja, o pregão diariamente.

Por lá, é possível observar todas as cotações de cada investimento e tomar a melhor decisão.

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!