BPC: veja quem pode receber o benefício de R$ 1,2 mil em 2022
Veja nesse artigo todos os detalhes sobre quem pode receber o benefício BPC no valor de 1,2 mil agora em 2022!
O Benefício de Prestação Continuada ou BPC é um benefício regido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). É um benefício repassado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas oferecido pelo Governo Federal.
O valor do BPC corresponde a 1 salário mínimo vigente, que neste ano de 2022, corresponde a R$ 1.212,00. O benefício destina-se as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou então para idosos acima de 65 anos, que não contribuíram com a Previdência Social.
Vale destacar que tanto os deficientes, como os idosos, precisam estar em vulnerabilidade social, para ter direito de receber o BPC. Vem entender melhor como funciona este programa!
Veja também:
- 13º salário chegando; o que fazer se a empresa não pagar, confira
- Taxação dos super ricos: saiba se o seu nome também está na lista; confira
- Cesta básica cai em todos os lugares em setembro; veja onde ficou mais barato
- Bolsa Família com NIS final 1; saiba quando vai receber
- Conta de luz: confira a bandeira tarifária para novembro e economize
Quais são as pessoas que têm direito de receber o BPC em 2022?

No geral, o BPC é um benefício que o Governo concede às pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja física ou mental. Que conseguem comprovação através de laudos médicos, atualizados, não podendo ter data superior a 2 anos.
Além dos deficientes, os idosos com idade superior a 65 anos também possuem direito de receber o BPC, desde que consigam comprovar que não possuem condições de se sustentar e estão vivendo em vulnerabilidade social.
Mas, ainda há outros requisitos para receber o benefício. Veja abaixo:
Outros requisitos para a concessão do benefício
Os outros requisitos são:
- A pessoa deve estar com sua inscrição do Cadastro Único atualizada junto ao Governo Federal;
- A pessoa não pode estar recebendo qualquer outro benefício do INSS;
- A renda por pessoa no grupo familiar não pode ultrapassar ¼ do salário mínimo vigente. O grupo familiar corresponde a pessoa que quer o benefício, cônjuge ou companheiro, os pais ou quem está no lugar (como madrasta e padrasto), os irmãos, os filhos e enteados e os menores tutelados – os que vivem na mesma casa;
- Deve ser brasileiro ou português que reside no Brasil.
Preencheu os requisitos? Está com dúvida sobre o que fazer? Separamos os passos para que você consiga realizar a solicitação!
Passos para quem deseja solicitar o BPC
Caso você atenda os requisitos necessários, para conseguir fazer a solicitação vai ser preciso realizar o pedido pela internet.Através do site do Meu INSS, por meio do login do Gov.br.
Segue abaixo como fazer:
- Primeiramente acesse o site https://meu.inss.gov.br/;
- Em seguida, faça login com seu CPF e senha do GOV.br;
- Depois que conseguir acessar o portal do INSS, vá até o botão “Novo Pedido”;
- Em seguida, procure pela opção “BPC” e clique nela;
- Irão aparecer algumas informações, leia todas e confirme;
- Informe todos os dados que forem solicitados;
- Pronto! Finalize a inscrição de solicitação do BPC.
Além de solicitar pelo site do INSS, você pode fazer por meio do telefone 135, que é a Central de Atendimento do INSS. Mas, fique atento aos horários de funcionamento, pois é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Vale destacar ainda que após o benefício ser concedido e cair na conta o beneficiário deve fazer o saque em até no máximo 2 meses. Caso não seja feito o saque, então o benefício será bloqueado e se o tempo for superior a 6 meses, ele é cancelado.
Portanto, agora que já sabe quem tem direito e como fazer a solicitação do BPC, faça sua solicitação e receba este benefício!