Caixa Tem: como usar o Pix para transferir o dinheiro do auxílio e FGTS
Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros precisaram receber o auxílio ou o FGTS emergencial para tentar colocar as contas em dia.
O problema é que as datas para transferências e saques desses benefícios costumam ser bem depois do dia de depósito, dificultando o lado de quem precisa do dinheiro com urgência.
Felizmente, há uma forma de transferir instantaneamente o valor do auxílio e do FGTS pelo Caixa Tem usando o Pix.
Quer saber como? É o que você vai descobrir neste artigo. Confira!
Pix: o que é?
O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e que começou a funcionar no mês de novembro de 2020.
Ele foi criado para ser uma alternativa mais rápida e barata para os TEDs e DOCs.
Neste outro artigo, tiramos todas as dúvidas sobre o Pix. Vale a pena dar uma lida!
Quais são as vantagens do Pix?
- Ao contrário do TED e do DOC, que só funcionam em horário comercial, o Pix fica disponível 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Sendo assim, você pode receber ou enviar um pagamento a qualquer momento
- O dinheiro é transferido em menos de 10 segundos
- É gratuito para pessoas físicas
- 735 instituições financeiras brasileiras já aceitam o Pix
Como transferir o dinheiro do auxílio pelo Pix?
Se você ainda está com saldo no aplicativo do Caixa Tem depois de ter recebido alguma parcela do auxílio emergencial ou o FGTS emergencial, você pode usar o Pix para transferir esse valor instantaneamente para outra conta bancária, mesmo antes da data divulgada pelo governo para saques e transferências.
Lembrando que é necessário que você já tenha pelo menos uma chave do Pix (CPF, e-mail, telefone ou chave aleatória) cadastrada no banco para o qual deseja enviar o dinheiro.
Aqui no Dinheiro Bem Cuidado, já mostramos como gerar uma chave Pix no Nubank, Banco Inter e Itaú, mas você pode escolher qualquer outro banco.
Depois, basta seguir os seguintes passos:
- Entre no aplicativo no Caixa Tem e faça o seu login
- Na tela inicial do app, clique na opção “Pix – Pagamentos Instantâneos”
- Irá aparecer uma mensagem explicando sobre o Pix. Leia e depois clique em “Vamos lá!”
- Na próxima tela, clique em “Pagar e receber com Pix”
- Você poderá cadastrar a chave do seu celular ou selecionar a opção “Cadastrar outra chave Pix” (e-mail, CPF ou chave aleatória)
- Depois que cadastrar a sua chave no Caixa Tem, o próprio app vai lhe mandar uma mensagem perguntando “Deseja algo mais?”. Clique em “Sim”
- Selecione a opção “Pagar”
- Clique em “Chave Pix”
- Agora, você vai selecionar a chave cadastrada no banco que vai receber a transferência do dinheiro. Se for a chave do seu telefone, por exemplo, selecione a opção “Telefone”
- Digite o número do telefone vinculado à chave Pix do outro banco e clique no botão de enviar
- Depois, informe o valor que será transferido. Lembrando que não há cobrança de taxas para transferências via Pix para pessoas físicas
- Você será perguntado pelo app do Caixa Tem se deseja adicionar uma descrição opcional para o pagamento. Caso não queira, clique em “Sim, continuar sem descrição”
- Após isso, irão aparecer os dados do pagamento (nome do recebedor, CPF, banco para o qual o dinheiro será transferido e o valor). Se estiver tudo certo, clique em “Sim, digitar senha”
- Digite a sua senha do Caixa Tem para confirmar a operação
- Pronto! Em até 10 segundos o valor estará disponível na sua conta bancária
O auxílio emergencial vai continuar em 2021?
A última prestação do auxílio emergencial será paga na próxima terça-feira (29 de dezembro) para os aniversariantes de dezembro do Ciclo 6 e que não eram beneficiários do Bolsa Família.
Depois disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já informou que não deve haver novas parcelas do “coronavoucher” em 2021.
Entretanto, um Projeto de Lei – número 5495/2020 – foi protocolado no Senado pedindo a extensão do auxílio de R$300 até março de 2021.
Ele ainda precisaria ser aprovado pelo Congresso. Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou por várias vezes que não irá prorrogar o benefício.