Calendário de pagamento para novos aprovados no Auxílio Emergencial é divulgado
Muita coisa já deu o que falar sobre o Governo Federal desde o início da pandemia do novo coronavírus, uma delas foi o Auxílio Emergencial, que depois de muitos erros e problemas começou a dar certo e ajudar os trabalhadores que não tinham meios para se sustentar durante esse período turbulento.
E, ao longo de todo esse período, várias mudanças e novidades foram implementadas neste projeto, confira algumas dessas informações e também o novo calendário de pagamento abaixo.
Auxílio Emergencial e suas novidades:
Correios e o Auxílio:
O Governo Federal encontrou uma maneira de auxiliar ainda mais as pessoas que não conseguiram fazer o seu cadastramento no Auxílio Emergencial diretamente de suas casas. Através de um convênio com as agências de correio, será possível fazer o cadastramento das pessoas que não tem acesso a internet ou não souberam utilizar o aplicativo para ter os dados analisados para receber o Auxílio Emergencial.
Essa nova modalidade foi divulgada pelo Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e está em vigor desde o dia 9 de junho, tendo todas as 7 mil agências de correio espalhadas por todo o território nacional a possibilidade de realizar esse cadastramento.
De acordo com dados divulgados por Onyx, mais de 20 milhões de brasileiros tiveram dificuldades na hora de realizar o cadastro, desse modo precisando de auxílio e supervisão na hora do atendimento.
Uma preocupação que ronda essa nova iniciativa é com a possibilidade de maior propagação do vírus, tendo em vista que um maior número de pessoas irão transitar em direção as agências mais próximas. Contudo, o Correio divulgou que o atendimento será feito de maneira ordenada e tomando todos os cuidados estabelecidos, então você pode ficar tranquilo caso precise desse atendimento.
Governo decide aumentar o número de parcelas do Auxílio Emergencial:
Em um primeiro momento, o Auxílio Emergencial foi criado para possuir três parcelas, tendo em vista que não se acreditava na necessidade de isolamento social por mais de três meses, porém, é possível perceber que a cada dia que se passa mais brasileiros estão sendo infectados e morrendo por conta do covid-19.
Dessa maneira, o Governo Federal precisou aumentar o número de parcelas que serão disponibilizadas pelo Auxílio Emergencial, então serão 5 parcelas, invés de 3, mas o valor será de apenas 300 reais por essas duas parcelas extras.
Todas as pessoas que já estão cadastradas e aprovadas nesse benefício já receberão do mesmo modo que anteriormente as parcelas extras.
As irregularidades deste benefício:
Um ponto que já foi muito discutido sobre o Auxílio Emergencial foram as possíveis fraudes que ocorreram nesse sistema, tendo diversas pessoas que não precisavam do valor recebendo de maneira irregular.
O governo encontrou uma maneira de fazer com que as pessoas que estão desconfiadas de irregularidade pudessem conferir e denunciar outras que estejam cometendo fraudes.
Caso você esteja desconfiado de alguma pessoa que está recebendo de maneira irregular, pode entrar no portal da transparência e ver todos os nomes que estão recebendo o auxílio e, então, na parte especializada a isso, denunciar quem não deveria estar recebendo o benefício do governo, tirando lugar de outras pessoas.
Auxílio Emergencial e os novos beneficiados:
As pessoas que foram aprovadas no auxílio emergencial logo no início do processo já estão se preparando para receber a terceira parcela, contudo, as pessoas que foram aceitas a pouco tempo não tinham previsão de quando chegaria o dinheiro.
Na última sexta-feira, dia 12 de junho, o Ministério da Cidadania, presidido por Onyx Lorenzoni, informou um calendário de pagamentos da primeira parcela do Auxílio Emergencial para aquelas pessoas que foram aprovadas posteriormente, então as datas de pagamento irão valer para aquelas pessoas que foram aprovadas entre os dias 1º e 26 de maio, chamadas de 3º lote.
Pagamentos feitos em duas etapas:
O pagamento para essas pessoas que foram aprovadas no terceiro lote será feito através de duas etapas, sendo explicado pela Caixa Econômica Federal que os novos 4,9 milhões de beneficiários irão receber a primeira parcela nos dias 16 e 17 de junho o dinheiro na poupança digital da Caixa Tem.
O pagamento em duas etapas será constituído da seguinte maneira:
1 etapa: através do aplicativo Caixa Tem onde serão depositados os 600 reais e esse valor ficará disponível para pagar boletos de água, luz, cartão de crédito e fazer compras de débito online, que alguns sites já estão aceitando. Não podendo ser transferido o dinheiro para outras contas.
2 etapa: os saques e transferências estarão disponíveis a partir do mês de julho, com a data especificada de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiado, então o dinheiro poderá ser sacado ou transferido para outras instituições financeiras.
Calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial pelo meio digital:
Os novos beneficiados receberão o dinheiro em suas contas poupanças digitais da seguinte maneira:
- Dia 16 de junho: para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro a junho;
- Dia 17 de junho: para as pessoas que nasceram nos meses de julho a dezembro.
Calendário de saques e transferências do Auxílio Emergencial:
Os novos beneficiários poderão sacar ou fazer a transferência do valor debitado na conta poupança digital da Caixa, com o aplicativo Caixa Tem de acordo com o seu mês de nascimento, confira o calendário abaixo:
Mês de nascimento – Data para o saque liberado
Janeiro – 6 de julho
Fevereiro – 7 de julho
Março – 8 de julho
Abril – 9 de julho
Maio – 10 de julho
Junho – 11 de julho
Julho – 13 de julho
Agosto – 14 de julho
Setembro – 15 de julho
Outubro – 16 de julho
Novembro – 17 de julho
Dezembro – 18 de julho
As datas descritas acima são referente apenas ao pagamento da primeira parcela para a terceira leva de aprovados, para as parcelas subsequentes novos calendários vão ser liberados, não tendo nenhuma informação prévia sobre elas. De acordo com informações da Caixa, serão liberados mais de 3 bilhões de reais para esses novos 4,9 milhões de beneficiários.
Esperamos que esse texto tenha sido útil para você e que tenha sanado todas as dúvidas referentes ao Auxílio Emergencial. Compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem inteirados sobre o que está acontecendo!