Carro novo: empréstimo, consórcio ou financiamento?

Na hora de conquistar um carro novo, é preciso analisar qual a melhor escolha. Afinal de contas, o que compensa mais, fazer um empréstimo, um consórcio ou financiamento?

Muitos brasileiros sonham com o carro próprio, porém, nem sempre é possível fazer a aquisição à vista. Neste momento, é necessário analisar a melhor forma de economizar. 

No caso do empréstimo e financiamento, os juros podem variar de acordo com o valor escolhido e com a empresa que vai oferecer o dinheiro. Por outro lado, o consórcio possui juros mais baixos, porém, o cliente não terá o carro em suas mãos no ato da assinatura do contrato. 

Carro novo: diferença entre empréstimo e financiamento 

Na hora de adquirir um carro novo, é necessário analisar a diferença entre um empréstimo e um financiamento. 

Os empréstimos são oferecidos por diversas instituições bancárias e as taxas de juros variam de acordo com o valor total solicitado e quantidade de parcelas. Ao solicitar esta modalidade de crédito, o cliente não precisa comprovar como vai usar o seu dinheiro. 

Na maioria dos casos, os empréstimos pessoais e consignados são oferecidos ao cliente para que ele possa utilizar o dinheiro da forma como desejar. 

Por outro lado, o financiamento funciona como um empréstimo, porém, ele é destinado a algum bem específico. Por isso, ao comprar um carro novo com um financiamento, o banco precisará da comprovação de uma série de documentos. 

Sendo assim, a principal diferença entre o financiamento e o empréstimo, é que no caso do financiamento, o banco exige uma comprovação a respeito do bem adquirido, que no caso, é o carro novo

Entretanto, existem vários tipos de financiamentos no mercado, sendo que os mais solicitados são para aquisição de carros e casa própria. 

Como escolher entre empréstimo e financiamento

É necessário analisar as taxas de juros antes de adquirir um carro novo por meio do empréstimo ou financiamento. Uma forma de analisar, é por meio do CET, que significa “custo efetivo total”. 

Então faça a seguinte análise: fica mais barato solicitar um empréstimo para comprar um carro à vista ou fazer um financiamento? 

Muitas vezes, os financiamentos possuem taxas de juros mais baixas que os empréstimos. Porém, existem alguns casos em que as concessionárias oferecem grandes descontos para compra do carro novo à vista. Com isso, o empréstimo acaba sendo mais vantajoso. 

Adquirir um carro novo com consórcio vale a pena?

Entre escolher a compra do carro novo pelo financiamento, empréstimo ou consórcio, é necessário analisar um fator importante: o cliente precisa do carro para utilizar com urgência ou pode esperar?

Sem dúvida alguma, o consórcio possui taxas de juros bem menores do que os empréstimos e financiamentos do mercado. Porém, para quem está precisando do carro com urgência, essa não é a melhor decisão. 

Com o consórcio, o cliente precisa pagar as parcelas e passar por um sorteio mensalmente. Sendo assim, a data exata em que o cliente será contemplado não pode ser confirmada com exatidão. 

Porém, para quem está pensando na adesão do carro novo com um consórcio e quer agilizar o processo, pode fazer um lance em dinheiro para ter o bem com mais rapidez. 

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.