Cartão de crédito consignado: o que é e como funciona?

Já fazem alguns anos que eles começaram a aparecer no mercado. Aos poucos, ganharam comerciais na televisão, publicidade nas ruas e hoje chega a ser difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido a respeito. Estamos falando do famoso cartão de crédito consignado.

Desde 1954, quando o primeiro cartão chegou ao Brasil, usar esse método de pagamento virou uma febre. Na época, ainda não existia a função de parcelamento, então o uso ficava restrito ao pagamento à vista.

Apenas dez anos depois, já na década de 60, a função crédito foi ativada nos cartões brasileiros. Nos dias atuais, raramente você encontra alguém que não utilize esse método para realizar compras no seu dia a dia.

Claro que, para alcançar cada vez mais pessoas, as operadoras e os bancos tiveram que se adaptar, trazendo vantagens extras e criando novas regras para a liberação dos cartões. E foi na tentativa de garantir o pagamento das faturas em dia que o cartão consignado foi criado.

Quer saber mais sobre esse cartão e entender suas vantagens e desvantagens? Então fique com a gente!

Cartão de Crédito Consignado

cartão de crédito consignado como funciona
Entenda o que são e como funcionam os cartões de crédito consignado

Mas afinal, qual o diferencial do cartão de crédito consignado?

A diferença dessa modalidade de cartão para um cartão de crédito comum é basicamente uma: as faturas são descontadas mensalmente, direto na folha de pagamento.

Ou seja, não existe a possibilidade de você deixar de pagar a fatura, já que o processo não depende de você para acontecer. O mesmo vale para o pagamento mínimo, que é um procedimento bastante comum nas faturas de cartões de crédito. Nesse caso, o desconto é feito de forma integral.

Quanto ao restante, o funcionamento do cartão de crédito consignado é basicamente o mesmo do cartão de crédito normal. Você recebe um limite assim que faz o cartão e escolhe a data de pagamento de acordo com a data em que recebe o salário. Super simples.

Qualquer pessoa pode ter um destes cartões?

Infelizmente, não. O cartão de crédito consignado é liberado apenas para pessoas que se enquadram nos casos abaixo:

  • Funcionários públicos;
  • Militares das forças armadas;
  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Pessoas com carteira assinada.

Como já falamos anteriormente, é preciso dar ao banco uma garantia de que você vai pagar mensalmente as faturas, e essa garantia, é o desconto direto na folha de pagamento.

Cartão de crédito consignado é a mesma coisa que empréstimo consignado?

Definitivamente, não. Aliás, uma coisa não tem relação com a outra.

No caso do cartão de crédito consignado, o banco fornece um valor mensal para ser gasto no cartão, o limite. O que você gastar dentro desse limite, será cobrado mais tarde, de acordo com o número de parcelas escolhido na hora da compra. O desconto, nesse caso, é direto na folha de pagamento.

Já o empréstimo consignado não te oferece um limite para ser gasto no cartão. Aqui, você solicita ao banco o valor que precisa, independente do motivo ou no que você pretende gastar, e se aprovado, o dinheiro é entregue para você de uma única vez.

Quanto ao pagamento do valor emprestado, a ideia é a mesma do cartão de crédito consignado, já que você também paga mensalmente, com desconto na folha de pagamento.

Quais vantagens e desvantagens desse tipo de cartão?

Como qualquer outro cartão, essa modalidade de crédito tem seus lados positivos e negativos. Vamos conhecer um pouco mais cada um deles?

Vantagens

– Taxas de juros menores: o valor máximo da taxa de juros para uso do limite rotativo nesse tipo de cartão, gira em torno de 3,36%. Para se ter uma ideia, a mesma taxa pode chegar a incríveis 12% nos cartões de crédito convencionais;

– Aprovação para negativados: sim, o cartão de crédito consignado pode ser liberado para pessoas com o nome no SPC ou Serasa. Essa aprovação, claro, é possível graças ao sistema de cobrança por meio da folha de pagamento;

– Nada de anuidade: se você estava cansado de pagar anuidade, fique tranquilo. Além de não cobrarem esse valor, em alguns casos, também não é cobrada a emissão do cartão;

– Negociação: em casos extremos, é possível realizar o parcelamento da fatura em até 72 vezes. Mas lembre-se, é preciso consultar se existe essa opção antes de contar com ela, certo?

– Menor chance de endividamento: talvez essa seja a principal vantagem desse tipo de cartão. O fato de as faturas serem descontadas diretamente do pagamento, garante segurança não apenas para o banco, que receberá em dia, mas também para o pagador, que evitará dividas em seu nome.

Desvantagens

– As taxas são baixas, mas elas existem: por menores que sejam, se comparadas com as taxas dos cartões de crédito normais, essa modalidade ainda possui cobranças caso você entre no rotativo. Por isso, fique atento. Organize as suas finanças para não acabar perdendo boa parte do seu salário;

– É fácil se descontrolar: o cartão de crédito consignado ainda oferece uma vantagem que, muitas vezes, pode ser vista como uma desvantagem. Com ele, é possível sacar até 90% do limite em dinheiro. O que parece bom por um lado, pode se tornar uma dívida enorme. Então cuidado!

– Limite de até 35% do salário: por lei, é possível ter um limite de até 35% do seu salário em um cartão de crédito consignado. O valor pode parecer baixo, mas é preciso ter controle para que o desconto não seja tão assustador no final do mês. Para isso, use o cartão apenas quando necessário.

Resumindo, o uso do cartão de crédito consignado pode ser extremamente útil, principalmente se você está com o nome negativado e precisa do cartão para realizar uma compra de valor maior, sem ter que investir seu dinheiro de uma única vez.

Mas, apesar das vantagens, é necessário sempre sentar e colocar tudo na ponta do lápis. Antes de optar por essa modalidade de crédito, tenha certeza de que você consegue controlar seus gastos, para não ter uma surpresa desagradável no final do mês.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para conferir também nosso artigo sobre como obter um cartão de crédito mesmo com o score baixo, clicando aqui.

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais