Cartão de crédito ou débito? Qual escolher

O cartão se tornou uma opção cada vez mais comum na rotina dos brasileiros. Principalmente pela facilidade e segurança que oferece. Afinal, com cartão em mãos é possível efetuar pagamentos, fazer compras, tudo isso sem precisar andar com dinheiro em espécie. Mas na hora de adquirir um cartão, muitas pessoas ficam na dúvida se é melhor ter um cartão de crédito ou débito.

Para decidir sobre qual usar é importante estar antenado nas funções, benefícios e características de cada um deles.

E para ajudar você a tomar a melhor decisão e optar pelo tipo de cartão que melhor atende suas necessidades, preparamos esse artigo. Nele, vamos explicar em detalhes o que é e quando cada tipo é considerada a melhor opção. Confira!

Veja também:

Cartão de crédito ou débito – Veja qual é o melhor

cartão de crédito ou débito

Primeiramente, para saber qual dos dois cartões é o melhor, se o cartão de crédito ou débito, existem alguns detalhes que deve considerar. E o primeiro deles é compreender do que se trata cada tipo de cartão.

Sabendo disso, detalhamos a seguir o que é cartão de crédito e débito. Além da definição, você também verá quando cada opção é mais indicada. Veja!

O que é cartão de débito?

Cartão de débito é uma forma de pagamento ligada diretamente a sua conta corrente ou poupança. Ou seja, ao realizar a compra com este cartão, o valor é descontado na hora.

Geralmente, o cartão de débito é aceito em diversos locais e você tem a facilidade de não precisar carregar dinheiro.

Contudo, há o risco de ser clonado, especialmente se a função de pagamento por aproximação estiver ativa.

Quando devo escolher estão opção?

Na hora de decidir entre o cartão de crédito ou débito, você deve optar pelo débito quando:

  • For realizar compras diárias, ele possibilita um controle dos gastos de forma mais efetiva, e assim você evita gastos desnecessários, porque vê certinho onde está indo seu dinheiro;
  • A compra tem desconto: muitas lojas oferecem desconto no pagamento à vista, e isso inclui o cartão de débito.

O que é cartão de crédito?

O cartão de crédito, por sua vez, é um cartão que permite que você realize compras parceladas, como se fosse no carnê. Mas com o benefício de centralizar todos os seus gastos em apenas uma conta e com um determinado dia para realizar o pagamento.

Efetuando compras com cartão de crédito, você pode obter prazos de até 45 dias para fazer o pagamento. Ao final do período ele gera uma fatura que deverá ser paga na data correspondente. Quando a fatura está mais alta do que você pode pagar, existe a opção de parcelar ou pagar só o valor mínimo.

Contudo, esta não é uma prática recomendada, sobretudo porque incide em juros e os juros são altos. Então tome cuidado para não ficar endividado.

Quando devo escolher esta opção?

Quando tiver que decidir entre usar o cartão de crédito ou débito, escolha a primeira opção nas seguintes ocasiões:

  • Ao precisar fazer uma compra maior, devido ele possibilitar o parcelamento e muitas lojas nem adicionam juros.
  • Ao realizar compras fora do Brasil, principalmente se for referente a compra de viagens parceladas.
  • Quando seu cartão possui programa de pontos, os pontos vão acumulando e você consegue convertê-los em benefícios exclusivos, que variam de banco para banco.

Riscos ao utilizar a versão crédito

Para lidar com o cartão de crédito é preciso estar sempre no controle da sua fatura, a fim de evitar o endividamento, observe os ricos que ele apresenta:

  • Pagar somente o mínimo da fatura, quando você escolhe pagar o mínimo da fatura, vão incidir juros rotativos sobre ela e geralmente são juros bem altos. E ainda no próximo mês a fatura será maior, pois vai somar o valor que faltou pagar da fatura anterior;
  • Perder o controle das contas a prazo, e fazer mais compras a cada mês, o que deixa o valor da fatura muito alta e nem sempre possível de pagar completa.
  • Possui um limite alto e usar todo, o limite do cartão está disponível, mas não significa que você deva usar todo ele, o seu foco mensal deve ser o valor que é capaz de pagar da fatura.
  • Desconhecer os juros do cartão de crédito, como: juros embutidos no parcelamento, juros do cartão referente ao atraso e pagamento do valor mínimo da fatura e juros das negociações de dívidas do cartão.

Agora que você já conhece a diferença entre cartão de crédito ou débito, escolha a opção que melhor lhe convém, mas use com cautela para não se endividar!

Karina Matos

Formada em Enfermagem e Biologia pela UFPI, atuo como redatora de conteúdo para web há mais de 10 anos, amo o que faço, sou proativa e determinada. Desenvolvo conteúdos para diferentes nichos, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e técnicas para superar as expectativas, pois meu lema é "Não existe obstáculos quando há Foco, Força e Fé".