Cartão Nubank cancelado? Saiba o motivo aqui

O cartão de crédito do Nubank se tornou rapidamente objeto de desejo entre os brasileiros, seja por ter sido um dos primeiros a trazer anuidade grátis ou pelo seu design inovador, o banco já emitiu mais de 12 milhões de cartões. Algumas pessoas não sabem, mas existe a possibilidade do cartão Nubank ser cancelado,  por muita gente aproveitar a moda para solicitá-lo, mas acaba não o usando da maneira correta.

Se você já tem o cartão Nubank ou pretende pedir o seu, vamos falar neste artigo os principais motivos que levam o banco a cancelar o cartão. Continue lendo o artigo e tente evitá-los.

Principais motivos para você ter o seu cartão Nubank cancelado

1 – Inatividade do cartão Nubank

Como o cartão do Nubank virou febre no Brasil, muitas pessoas, mesmo sem real necessidade, acabavam o pedindo para ter o mesmo cartão dos amigos ou simplesmente por gostar do design inovador.

Porém, no próprio contrato do cartão de crédito do Nubank, está previsto o cancelamento caso o cliente fique um período de doze meses ou mais sem utilizá-lo.

2 – Faturas sem pagamento

Se você atrasar a sua fatura uma ou duas vezes, não haverá muito problema – exceto para você, que precisará pagar multas ou cairá no temido crédito rotativo.

Porém, se os atrasos forem recorrentes ou as faturas ficarem um bom tempo sem pagamento, o Nubank pode cancelar o seu cartão.

Então, procure ao máximo pagar as suas faturas em dia, pois isso não só será bom para o seu relacionamento com o banco, como também para evitar o pagamento de juros, que costumam ser bem salgados.

3 – Nome negativado no SPC/Serasa

Normalmente a pessoa só consegue ter um cartão Nubank aprovado quando está com o nome limpo. Porém, se depois disso ela ficar negativada e permanecer nesta situação por um longo tempo, poderá ter o roxinho cancelado.

Segundo o próprio banco, o fato de a pessoa ficar com o nome sujo não quer dizer necessariamente que perderá o cartão, mas pode, sim, ser um motivo.

4 – Atividades irregulares

O brasileiro é conhecido por sempre conseguir dar um “jeitinho” nas coisas, para o lado bom ou ruim.

Alguns clientes, por exemplo, estavam cadastrando o cartão do Nubank em aplicativos de carteiras digitais (como o Picpay, PagBank, entre outros) e pagando a fatura do roxinho com o próprio cartão cadastrado na carteira.

Assim, além de ganhar pontos no Nubank Rewards, eles ainda recebiam mais 30 dias para pagar a fatura e se livravam de multas e dos juros do crédito rotativo por atraso no pagamento.

Outro fato comum era o de pessoas tentando fazer depósitos em dinheiro na NuConta usando o limite do cartão de crédito do Nubank, o que não é permitido.

Essas práticas são ilegais e, se descobertas pelo banco, o cartão é cancelado imediatamente. Logo, não vale a pena correr o risco, não é mesmo?

5 – Pagar coisas ilegais com o cartão

Da mesma maneira, o Nubank e até mesmo a MasterCard (bandeira do cartão) não permitem ao cliente utilizar o produto para fazer pagamentos de práticas ilegais – como jogos de azar – e podem cancelá-lo rapidamente.

6 – Atividades suspeitas

Vamos supor que, no momento de solicitar a sua abertura de conta na fintech, você disse no formulário que recebe um salário de R$ 1.500,00.  Depois disso, porém, começou a movimentar cerca de R$ 5.000,00 por mês na sua conta.

O banco pode entender que há uma incongruência nesses dados ou que estão sendo praticadas atividades suspeitas, cancelar a sua conta e, consequentemente, seu cartão de crédito.

Porém, o mais comum é que o Nubank entre em contato com o cliente e solicite uma atualização cadastral, principalmente das informações de renda, antes de optar pelo cancelamento.

7 – Venda de indicações

É sabido que a indicação de quem já é cliente do banco pode facilitar a aprovação de uma nova pessoa que esteja solicitando a abertura da conta no Nubank.

Alguns aproveitavam para vender essa indicação para interessados em ter o cartão de crédito. Entretanto, quando constatada a situação, a fintech pode cancelar a conta de ambos os envolvidos.

8 – Recusar ou não responder contatos e envio de documentos

Quando o banco percebe alguma atividade suspeita ou precisa atualizar seu cadastro, costuma entrar em contato ou solicitar o envio de novos documentos para comprovar a sua identidade e a sua renda, por exemplo.

Caso você não responda ou recuse a solicitação, correrá o risco de ter sua conta e todos os serviços atrelados a ela bloqueados ou até encerrados.

O cancelamento do cartão Nubank é automático?

De acordo com a própria fintech, ela entra em contato com o cliente primeiro avisando sobre a situação e só é feito o cancelamento em último caso, se o problema não for resolvido. Logo, ele não é feito de forma automática.

Além disso, a empresa diz prezar pela transparência e sempre comunicar o motivo do cancelamento, salvo em casos em que a segurança dos clientes e do próprio Nubank possa ser comprometida.

Meu cartão foi cancelado injustamente. O que fazer?

Se você tem provas de que não fez nada que descumprisse o contrato, pode tentar entrar em contato com o banco e recorrer da decisão.

Pelo Chat

O Nubank oferece um serviço de Chat para atendimento aos clientes. Para acessá-lo, siga os passos:

  1. Abra o aplicativo do Nubank
  2. Clique no botão “Me Ajuda” na parte de baixo do app
  3. Clique no botão “Chat” no canto inferior direito
  4. Explique o motivo do contato e exponha a situação

Por E-mail

Você também pode enviar um e-mail para meajuda@nubank.com.br explicando o acontecido e pedindo revisão do seu caso.

Por Telefone

Caso prefira, a fintech possui um telefone que funciona 24 horas: 0800 608 6236.

Conclusão

Com a popularidade do cartão de crédito do Nubank no Brasil, milhares de pessoas acabam pedindo o produto sem saber ao certo o que podem ou não fazer.

O mais recomendado é, antes de solicitá-lo, ler o contrato do cartão disponível no site e evitar qualquer tipo de atividade que não esteja de acordo com o que está disposto nele.

Procure também pagar as suas faturas em dia, manter seu nome limpo, usar o cartão pelo menos uma vez por ano, responder aos comunicados do banco e atualizar seus dados sobre renda.

Seguindo essas orientações, as chances de ter seu roxinho cancelado serão mínimas.

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais