Carteira digital: Conheça as melhores opções!

Você decidiu aderir a nova tendência e vender pela internet ou entregar em casa, certo? Mas deve ter notado que receber apenas dinheiro em espécie pode causar perda de vendas. A ideia de ter carteira digital é justamente não perder vendas por falta de opções de pagamento.

Antes de pesquisar sobre os tipos de carteira digital que existem hoje, você primeiro precisa definir alguns pontos importantes sobre seu negócio: Qual a margem de lucro você tem? Essa margem permite ter desconto nos métodos de pagamento? Qual a forma de entrega e precisa acrescentar frete? Existe condições de parcelamento?

Quando fizer um levantamento de questionamento sobre se negócio, saberá qual carteira virtual combina mais com as suas necessidades. Pensando nisso, dividimos em duas categorias para facilitar a sua vida, mas todas elas podem ser usadas tanto no virtual, quanto na sua lojinha física. Confira!

Métodos de receber pagamento por vendas pela internet ou na sua loja física

Quando se vende exclusivamente pela internet, seja produtos físicos ou digitais, você precisa incluir as opções variadas de boleto, cartão de crédito e cartão de débito.

Pagseguro – Várias formas de pagamento em um só lugar

carteira digital
carteira digital

Se você prefere, até mesmo por questão de controle e organização, ter tudo em um só lugar, então a Pagseguro cuida de todas as formas de pagamento que você precisa, exceto carnê.

Boleto, parcelamento via cartão de crédito, pagamento à vista via cartão de crédito, transferência bancária, depósito e sistema de assinatura recorrente.

Criada e administrada pela Uol, a Pagseguro é uma empresa brasileira extremamente presente nas lojas virtuais por sua facilidade de integração. No último ano, por conta de suas maquininhas e aplicativos de pagamento, também vem sendo usada em estabelecimentos físicos que não querem criar um vínculo com bancos para obter máquinas de cartão.

Sistemas de delivery também aderiram ao pagseguro pelo mesmo motivo da facilidade das maquininhas, além do sinal dela também ser 3G, o que faz com que pegue em quase qualquer lugar da região.

O que pode ser um empecilho são as taxas de uso para vendedor que devem ser estudadas com cuidado antes de tomar sua decisão e precificar seus produtos.

Vale lembrar que todas essas taxas são contornáveis quando você faz um bom planejamento financeiro e consegue calcular todos os gastos antes de precificar seu produto.

Mercado Pago: Tudo integrado para repor estoque

carteira digital

Também criado no mercado brasileiro para dar mais opções nas suas vendas, o mercado pago surgiu depois do sucesso do Mercado Livre.

Ele também trabalha com opções de pagamento via cartão de crédito, boleto e transferência, mas sua cobrança pode ser tanto pela maquininha, quanto por um link via WhatsApp.

O mercado pago é integrado ao mercado livre, então o saldo na conta de um é compartilhado com o outro, o que facilita sua vida quando desejar vender ou comprar pelo mercado livre.

Ele também possui taxas de uso e também possui facilidade de acesso à internet em quase qualquer lugar da região.

Precisa gerar carnê? Confira o gerencianet

Se você trabalha com um sistema de crédito local, não quer lidar com financeiras e ainda quer lidar com parcelamentos via boleto, mas se mantendo de olho nos inadimplentes, então o gerencianet é uma excelente opção.

Ele também recebe por boleto, cartão de crédito e transferência, mas seu diferencial é que ele te ajuda na gestão financeira do seu negócio e trabalha com um sistema de carnê que te dá a opção de protestar o título por falta de pagamento ou não. Tudo isso por seu painel.

Gerencianet não é uma carteira virtual, por isso, não possui maquininhas de cartão de crédito e trabalha 100% virtual, onde as cobranças podem ser feitas por e-mail ou pelo caixa da sua empresa. Caso queira opções físicas, é uma boa ideia aliá-lo a opção seguinte:

Paypal: Recebimento na hora!

carteira digital

A única dica não-br da lista, mas nacionalizado por ser um dos mais utilizados, é o Paypal. Ele trabalha exclusivamente com cartão de crédito, seja em diversas parcelas sem juros, ou à vista.

Muito atento ao mercado brasileiro, tudo que é novo que ele lança em sua localidade, não demora a vir para cá. Por isso, o Paypal não demorou em atualizar seu aplicativo para português.

Inicialmente, foi criado como opção de pagamento, onde os clientes criavam suas contas, informavam seus dados pessoais do cartão de crédito e apenas usavam seu e-mail e sua senha do paypal para efetuar seus pagamentos online. Tudo isso de forma segura e rápida. Se você é do tipo que vive comprando moedas de jogos do Facebook ou compra anúncios de impulsionamento por lá, talvez já tenha uma conta paypal.

O que mudou ao longo do tempo, é que a empresa notou o crescimento de vendas online por pessoas físicas, então passou a adicionar opções para o seu negócio.

Picpay: Sem custos, fácil de usar!

Uma opção, também brasileira, que vem crescendo muito nos últimos meses é o picpay. Ele se tornou o queridinho não somente por ser uma carteira virtual, mas por não ter taxas em seus recebimentos e ainda fazer uso do QR code em maquinas da Cielo, o que significa que o cliente precisa ter apenas o celular conectado na internet para fazer seu pagamento em grande parte dos estabelecimentos.

Ele possui mais vantagens ao cliente do que ao vendedor, é verdade. Pois só gera um boleto por vez, que é para aplicar saldo, não possui maquininha própria e não parcela seus produtos. Mas ele está nesta lista porque é perfeito para receber pagamentos de pequenos valores e por poder cobrar em qualquer máquina Cielo através do QR Code, além de só precisar gerar o link do pagamento e enviar via WhatsApp para o cliente.

 

Existem diversas opções de carteiras virtuais que podem te ajudar no que precisa. Mas resolvemos unir estes, não porque são os mais famosos, mas por serem os mais confiáveis e com um suporte presente.

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais