Cheque especial: Saiba quais são os perigos e vantagens

Quase todo mundo já passou pela experiência de utilizar o cheque especial, que é basicamente um empréstimo que já fica pré-aprovado na sua conta corrente e talvez você ainda nem tenha percebido.

Esse dinheiro costuma ser utilizado em algum momento de necessidade ou desespero, mas será que realmente vale a pena? Podemos contar com uma série de perigos e desvantagens.

Neste artigo iremos fornecer todas as informações mais relevantes sobre o cheque especial que pode ser de grande ajuda mas também pode oferecer grandes problemas posteriormente. Acompanhe o nosso conteúdo!

Desvantagens de utilizar o cheque especial

Cheque especial

A facilidade de ter acesso ao cheque especial acaba levando diversas pessoas ao endividamento, utilizando esse dinheiro como se fosse uma extensão da sua renda.

Essa é uma armadilha que acaba atraindo diversas pessoas mais ingênuas ou que não possuem um bom controle financeiro. Mas vale ressaltar que essa opção oferece alguns juros absurdos!

Atualmente os juros estão bem maiores e estão se aproximando cada vez mais dos juros cobrados pelos cartões de crédito, que são considerados os mais altos do mercado financeiro.

O cheque especial não pode ser recomendado para ninguém, é viável utilizar somente em casos de extrema necessidade imediata.

Vantagens de utilizar o cheque especial

Não existe quase nenhuma vantagem em contratar este serviço, pode se dizer que a única vantagem existente é a facilidade para obter o cheque especial. 

Como já foi mencionado anteriormente, este serviço se trata de um empréstimo que já está pré-aprovado para você e pode ser uma boa alternativa em casos extremos.

Mas vale ressaltar que por ser um empréstimo de urgência é necessário ter muito cuidado para não fazer isso se tornar um grande problema.

A facilidade de obtenção desse serviço é porque ele já está vinculado diretamente com a sua conta corrente e por isso é muito mais fácil e rápido em comparação a outros tipos de empréstimos. 

Para ter acesso ao valor do cheque especial disponível para você, basta acessar o extrato bancário da sua conta corrente. 

Outras opções 

Existem diversas outras modalidades de crédito que possuem os valores de juros quase na metade do cheque especial, o que pode ser muito vantajoso.

Se você for pensionistas do INSS ou aposentado é possível conseguir empréstimo com apenas 25% de juros. Se você é uma das pessoas que solicitaram o cheque especial e não conseguiu pagar posteriormente, procure por um empréstimo no mercado que possua taxas bem mais baixas para conseguir sanar a sua dívida.

Vale ressaltar que o ideal seria obter um melhor controle financeiro, construindo uma reserva de emergência para o caso de acontecer algum imprevisto, desta forma os riscos são bem reduzidos.

Esperamos ter ajudado com todas as informações sobre esse assunto, agora que você já está ciente de tudo sobre esse serviço, escolha qual será a melhor opção!

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.