Combustível mais barato em outubro? Confira

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) anunciou que, na primeira semana de outubro, o preço médio do litro da gasolina teve uma queda.

O preço do combustível é um fator dos mais importantes e que mais pesa na economia. Afinal de contas, ele impacta no transporte tanto das pessoas quanto das empresas que fazem transportes de cargas.

Desta maneira, com combustível mais caro, tudo tende também a aumentar de preço. Além disso, as pessoas que dependem do carro para trabalhar e se locomover, acabam tendo também um gasto maior.

Mas, na última semana, uma notícia animou os brasileiros. Afinal de contas, uma lei que permitia a volta da cobrança do imposto de PIS/Cofins sobre o diesel caducou. Consequentemente, eles não poderão ter o esperado aumento se uma nova lei fosse voltado.

Combustível mais barato no país

Desta maneira, como o preço do diesel não subiu, também não teve altas esperadas nos outros combustíveis, como a gasolina e o etanol. Desta maneira, ao menos neste mês de outubro, não se tem a expectativa de um grande aumento do preço do combustível.

Por exemplo, a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) anunciou que, na primeira semana de outubro, o preço médio do litro da gasolina teve uma queda de 0.52% e relação à semana anterior.

Enquanto isso, o preço do litro do etanol teve queda de 0,55%, enquanto o preço do litro do diesel caiu 0,49%. Enfim, o valor de todo o combustível ficou mais barato realmente durante outubro de 2023.

Com isso, também poderá impactar no preço da inflação até o final do ano. Afinal de contas, como dito anteriormente, o preço dos combustíveis impacta diretamente no orçamento das famílias.

Como saber qual combustível compensa mais

Atualmente, existem carros que podem receber tanto o etanol quanto a gasolina, o chamado veículo flex. Ainda há alguns casos de veículos movidos a diesel, mas isso é mais restrito a picapes.

Então, também há como saber qual combustível, entre gasolina e etanol, que é mais vantajoso. Primeiramente, é importante também ressaltar que a gasolina chega a ser até 30% mais econômica que o etanol.

Por outro lado, a gasolina tem um valor absoluto mais caro que o outro combustível. Então, para saber qual deles compensa mais, é importante saber uma conta das mais simples.

Desta maneira, tem que pegar o valor do litro do etanol e dividir pelo valor do litro da gasolina. Se o valor for menor que 0,7, o etanol é mais compensador como combustível. Caso contrário, a gasolina vai valer mais.

Saiba também:  Empréstimo Consignado em outubro: confira como conseguir de forma rápida e fácil. 

Keila Andrade

Jornalista especializada em textos em SEO.