Comércio 2021 – Saiba porque esse setor salvará o Brasil da Crise
O Brasil vai precisar mais do que nunca do comércio 2021 para retomar a economia, sem ter nenhum tropeço, pelo menos, é o que considera os economistas.
Segundo eles, o Produto Interno Bruto (PIB) só irá avançar em 2021 se acontecer a retomada das vendas e aumento de emprego em:
- Comércio;
- Salões de beleza;
- Bares;
- Transportes;
- Restaurantes.
Entretanto, segundo os economistas, essas atividades só poderão seguir o que se espera se a população for imunizada contra a covid-19.
Caso essa vacinação seja lenta, então será necessário o auxílio emergencial para dar o suporte a população.
Inclusive, esse foi um tema que o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes apontou em seu encontro com o presidente do Senado na noite do dia 4.
Quais são os setores que devem caminhar bem no comércio?
Para os especialistas, setores da mineração e agropecuária, que atuam no mercado de grãos, metais e carnes para o exterior, irão se sair bem neste ano.
Entretanto, essas são atividades que não tem grande participação dentro da economia brasileira, para se tornarem um motor de arranque para a economia.
O crescimento do Brasil em 2021 dificilmente passará da casa dos 3,5%, segundo o Boletim semanal feito pelo Banco Central.
Porém, se considerarmos que o PIB retrocedeu no ano de 2020, 4,5%, mesmo que o país tenha esse avanço, ele não vai conseguir se recuperar do que aconteceu na pandemia.
Ainda segundo as análises do Banco Central, o país deve voltar a desacelerar em 2022, chegando a 2,5%.
Esse cenário é extremamente grave se considerarmos que o mundo tenderá a se desenvolver mais e obter um crescimento médio de 5%, segundo a análise feita pelo economista da Universidade de Kent at Canterbury, Reginaldo Nogueira.
Por que o Comércio 2021 é tão importante para a economia em 2021?
O comércio no Brasil representa cerca de 60% do PIB do Brasil e, por essa razão, consegue espalhar a retomada do crescimento econômico rapidamente no Brasil.
A partir do avanço deles, outros setores irão passar a crescer de maneira automática.
Se observarmos, existe um comércio em cada esquina de uma cidade, seja ela pequena ou grande.
Assim, uma área que consegue empregar tantas pessoas, precisa crescer.
Além disso, são setores que distribuem vagas para pessoas que tem qualificações diferentes e formações, o que melhora a vida de pessoas que vivem na margem da pobreza.
Portanto, quando o comércio vai bem, o emprego automaticamente aumenta, a renda começa a crescer e o consumo passar a caminhar levando a economia a girar.
Assim, empregos e crescimento econômico só acontece se o setor desses serviços crescerem de maneira acelerada.
Entretanto, esse também o setor que mais sofre quando o país precisa retroceder nas restrições exigidas e, necessárias, pela pandemia.
Por que o comércio 2021 precisa do auxílio emergencial ou da vacinação?
Como podemos ver no decorrer dos meses que a pandemia foi mais restritiva, o comércio acabou sofrendo muito com o isolamento social.
Assim, os setores que passaram a ser atingidos foram:
- Shoppings Centers;
- Bares;
- Restaurantes;
- Hotéis;
- Academias;
- Entretenimento;
- Escolas.
Ou seja, todos esses setores fecharam ou precisaram atuar com um atendimento bem limitado enquanto as pessoas ainda não eram vacinadas.
Portanto, a retomada de um crescimento significativo na economia depende tanto da vacinação.
Entretanto, ao que tudo indica a pandemia no país deve se estender, pois, a vacinação no Brasil deve demorar todo esse ano.
Assim, a pandemia vai estar diretamente ligada a retomada das atividades.
Logo, o PIB do Brasil não deve subir muito ficando em torno de 1% até 1,5%.
Porém, caso aconteça uma extensão do auxílio emergencial, os setores poderão ser auxiliados, indo além dos que foram citados.