Como consultar o PIS?

Quer saber se você tem recursos do PIS para sacar? Muita gente tem dúvida sobre como consultar o PIS. Se você não está a fim de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para descobrir o seu saldo, preparamos este artigo que te ensina a como consultar o PIS sem sair de casa.

Quer saber mais? Acompanhe conosco!

Descubra tudo sobre o PIS

PIS
Saiba o que é PIS e suas funcionalidades

O que é o PIS

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. É uma contribuição tributária paga pelas empresas junto a outros impostos, como o COFINS, o IRPJ, o ICMS ou o ISS, além dos encargos trabalhistas pagos por cada funcionário.

Embora o PIS seja cobrado apenas 0,65% da receita bruta das empresas, é utilizado para financiar o pagamento de benefícios como o seguro desemprego e o abono salarial para os trabalhadores brasileiros.

Por isso, é uma contribuição de importância fundamental para nossa economia e para milhões de trabalhadores.

Normalmente, fala-se de PIS e Pasep juntos. Estes programas têm características bastante semelhantes.

Entretanto, enquanto o PIS é pago a trabalhadores do setor privado, o Pasep é o benefício pago a funcionários públicos dos três poderes em escala:

– Municipal;
– Estadual;
– Federal.

Muito bem. Agora que você já entende melhor do que se trata o PIS, vamos mostrar como consultá-lo. Siga o nosso passo a passo:

Consultando o seu número do PIS

Para consultar o seu PIS pela internet, você precisa saber o número do seu CPF. Com o número do documento em mãos, acesse o site Meu INSS, do Governo Federal.

Caso você já tenha uma conta nos sites do Governo Federal, clique em “Entrar”, um botão azul em destaque na parte esquerda da tela.

Se você não tiver ainda cadastro na plataforma Gov.br, clique no botão “Inscrever no INSS”, em branco, logo abaixo. Depois, clique em “Cidadão”, o primeiro botão à esquerda. Depois disso, aparecerá uma tela vazia, não se preocupe, pois é normal. Vá até a aba “Inscrição”, no canto superior esquerdo e depois clique em “Filiado”.

Preencha seus dados e faça o seu cadastro. Você poderá colocar a senha de sua preferência ao confirmar seu acesso pelo e-mail. Depois disso, acesse novamente a plataforma e faça o seu login clicando em “Entrar”.

No canto superior esquerdo da tela, clique na aba “Meu Cadastro” para ter acesso a seus dados cadastrais. Role a página para baixo até chegar ao setor “Elos CNIS”.

Em sua página, você poderá números NIT primários e secundários. O seu número NIT é também o seu número do PIS. Anote ele em um local seguro para utilizar posteriormente.

Em caso de confusão: tanto o NIT primário como o secundário servem. Isto porque, ao informar qualquer um deles, os cadastros dos órgãos públicos irão associá-los a mesma pessoa, então isso não é um problema. Por este motivo o INSS tem o sistema de elos que garante a identificação correta do cidadão com ambos os números.

Dica: ao criar sua conta no Meu INSS, os mesmos dados servem para acessar todos os outros serviços ao cidadão disponibilizados na plataforma Gov.br do Governo Federal. Pode ser um instrumento bastante útil para você.

Como consultar o seu saldo do PIS?

Agora que você já sabe o seu NIT, você pode consultar o seu saldo, as cotas e o calendário de pagamentos do PIS através do site da Caixa Econômica Federal. Aqui, será necessário criar um cadastro específico para uso no sistema do banco estatal. Mas não se preocupe, você não precisa ser cliente Caixa para fazer isso.

Acesse o site da Caixa, clique em “Benefícios e Programas” e depois em “PIS”, ou se preferir, clique<a href=”https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao/auth?response_type=code

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais