Como pedir a taxa de isenção do ENEM 2020?
O momento de passar do Ensino Médio para a universidade é dos mais importantes da vida de qualquer pessoa. Escolher a carreira que seguirá é fundamental e são muitas as provas a serem feitas.
Uma das mais famosas, certamente, é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Milhões de brasileiros realizam o exame para tentarem se colocar em uma boa faculdade.
Primeiro, o pedido de isenção
Muitos imaginam que o pedido de isenção deve ser feito conjuntamente com a inscrição, mas não é assim.
Na realidade, a isenção deve ser solicitada antes, no período determinado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização da prova.
Por isso, é fundamental que os interessados fiquem atentos às datas estabelecidas e não percam a chance de requisitar a isenção.
Como pedir a isenção
Agora, vamos explicar como se dá o processo, passo a passo. Primeiro, o requerente precisa acessar o site do ENEM. Depois disso, nos ícones que surgirem, é preciso clicar naquele em que está escrito “Página do Participante”.
Nesta página, o interessado deve procurar pela aba “Isenção”, que dará início aos procedimentos diretamente relacionados ao tema.
Para começar, como acontece na maioria dos sites, é feita uma pergunta ou uma charada para provar que a pessoa iniciando o processo não é uma máquina ou robô.
Pedido de dados e informações
Feita esta parte burocrática para entrar na área do pedido, o sistema pedirá duas informações básicas: data de nascimento e CPF. Com isso, identifica se o estudante já havia feito a requisição em anos anteriores. Isso é importante, principalmente, no caso de ausência.
Isso porque, quando uma pessoa pede isenção e depois não comparece na prova, precisa explicar os motivos de não ter realizado o exame.
Com tudo em ordem, o passo seguinte é ler a documentação que mostra em quais casos o pedido de isenção é válido, além de outras recomendações. Depois disso, o interessado deve confirmar que visualizou e solicitar a isenção oficialmente.
Atenção para não errar os dados, questionários e finalização do pedido
Agora, é a hora de o estudante ter muita atenção. Na tela, aparecerão alguns dados pessoais, os quais devem ser revisados e, em caso de erro, posteriormente corrigidos.
Além disso, será solicitado CEP, endereço e confirmação sobre em que estágio está o indivíduo: cursando Ensino Médio, fazendo o último ano ou já formado. E, ainda, qual o tipo de escola frequentada e se tem o certificado do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)
Na sequência, o aluno indica se tem NIS (Número de Identificação Social) e responde ao questionário socioeconômico, com 25 questões. Por fim, o último passo é anexar no arquivo uma foto 3×4 recente, em formato JPEG ou PNG.
A busca dos organizadores é por aumentar a segurança do ENEM. O participante confirma todos os dados e envia o requerimento de isenção, que será analisado e a resposta dada após alguns dias.
Vale destacar que o pedido de isenção não tem valor de inscrição no exame. Posteriormente, aceita a solicitação ou não, o interessado deve entrar novamente, nas datas estipuladas, para realizar o cadastro para realizar a prova.
Gostou de saber mais sobre como pedir a taxa de isenção do ENEM e quer saber sobre vários temas relacionados ao assunto. Visite nosso site e confira todos os artigos que produzimos. Certamente, temos respostas para perguntas que todos fazem diariamente. Não perca tempo e conheça nosso trabalho.