Compras online: vale a pena utilizar cartão de crédito pré-pago?
Comprar online se tornou uma facilidade tão útil, que hoje em dia sempre nos perguntamos o motivo de não comprar online. Essa decisão, porém, trouxe uma dúvida: Como pagar com cartão de crédito, se não tiver um?
Devido a esta tendência que passou a fazer parte dos brasileiros e do mundo, o mercado de cartão de crédito pré-pago cresceu tanto, que até bancos tradicionais aderiram. Mas vale a pena usar um cartão de crédito pré-pago no lugar de um cartão de crédito tradicional?
O que é cartão de crédito pré-pago?
Antes de falarmos se vale a pena ou não, vamos entender primeiro o que é e como funciona um cartão de crédito pré-pago. Deste modo, vai ficar mais fácil comparar as diferenças e chegar em uma conclusão.
Quando comprar online se tornou, não somente útil, mas uma forma de economizar dinheiro, o empecilho que as pessoas encontravam não era pagar nas lojas nacionais, pois o boleto ainda nada bem vivo. O problema morava quando lojas internacionais, como Aliexpress e Paypal, só aceitavam cartão de crédito por não trabalharem com reais.
Até hoje a forma de pagamento do Paypal é o cartão de crédito, para se ter uma ideia de como não mudou muito.
Por isso, o cartão de crédito pré-pago entrou no ramo. Passando na função crédito, ainda sendo reconhecido como cartão internacional, ele supriu a falta que pessoas que não possuíam cartão aprovado precisavam.
Por ser um cartão recarregável, ele só passa uma compra se tiver saldo e só vai ter saldo se o dono do cartão aplicar o saldo via depósito, boleto ou recebimento de outros usuários do mesmo banco através deste cartão.
Ao passar a compra na função crédito à vista, pois ele não possui opções de parcelamento, o valor é descontado direto no saldo e a compra é aprovada na hora.
Resumindo: É um cartão de débito, sem conta-corrente ativa, que passa na função de crédito à vista e possui a bandeira internacional.
Viu? Super simples de se trabalhar e evita andar com dinheiro na bolsa.
Por que ter um cartão de crédito pré-pago?
Além de ser muito útil para compras online que não possuem outra forma de pagamento, você pode deixar todo o dinheiro no cartão e evitar andar com ele solto na bolsa.
Sem mencionar que serviços mensais que exigem pagamento recorrente, como a Netflix, podem fazer a cobrança direto nele e libera o acesso em alguns minutos, assim como é feito com cartões tradicionais.
Outra vantagem é que seus dados ficam guardados. Ao invés de dar os dados e código de segurança do seu cartão de crédito tradicional, ou cartão de débito, você manda o do pré-pago e evita clonagem.
Cartão de crédito pré-pago não parcela suas compras
Ele também não possui anuidade, nem taxa de manutenção e nem análise de crédito. Costuma liberar na hora e ainda te dá uma versão virtual para que você possa comprar sem precisar esperar o cartão físico chegar.
Mas é aqui que mora um detalhe: Por não ter parcelamento, tudo é pago à vista e sem saldo não aprova.
Parte dos pagamentos voltam para você
Em algumas empresas que ofertam cartão de crédito pré-pago, é ofertado também o benefício de cachback, onde uma porcentagem das contas pagas retorna como saldo para o cartão.
Um bom exemplo de empresa que faz isso é a Picpay e a Méliuz. O Picpay, por exemplo, retorna o cashback quando você opta pagar suas contas por ele, usando seu cartão de crédito tradicional. O saldo fica direto na conta e pode ser usado no cartão pré-pago do Picpay ou em compras online que aceite usá-lo como forma de pagamento.
Uma boa razão de usar cartão pré-pago nesta pandemia, é que você só precisa transferir o saldo da conta-corrente para ele, evitando de pegar em dinheiro ou ficar sem troco nos estabelecimentos.
Sem mencionar que toda a sua movimentação fica registrada no histórico de transação do cartão, então você consegue ter controle de quanto está gastando, onde está gastando e com o que está gastando. Ter este controle ajuda muito na hora de descobrir onde cortar custos quando for necessário.
Além disso, ter a consciência de que não é parcelado, faz com que você questione-se se vale a pena efetuar aquela compra ou não, pois poderá ficar sem saldo para o que realmente quer comprar.