Conheça 5 tipos de investimentos que podem render o seu dinheiro

Investir intimida muita gente, pois existem inúmeras opções e pode ser difícil descobrir quais investimentos são adequados para o seu perfil. 

Este guia vai te orientar sobre os 5 tipos mais comuns de investimentos e explicar o porquê você pode querer incluí-los na sua carteira digital. 

Se você realmente deseja investir, pode fazer sentido encontrar um consultor financeiro para orientá-lo ou seguir mais novidades sobre investimentos na nossa página.

Boa leitura!

Ações

investimentos para 2021

Em primeiro lugar, as ações podem ser o tipo de investimento mais conhecido e simples para quem está pensando em começar. 

Afinal, quando você compra ações, você está comprando uma participação acionária em uma empresa de capital aberto. 

Muitas das maiores empresas do país – pense na Petrobrás, Vale e Santander – são negociadas publicamente, o que significa que você pode comprar ações delas.

Quando você compra uma ação, espera que o preço suba para que você possa vendê-la com lucro. O risco é claro, pois o preço das ações pode cair e, nesse caso, você perderia dinheiro.

Títulos

Quando você compra um título, está basicamente emprestando dinheiro a uma entidade. 

Geralmente, esta é uma empresa ou uma entidade governamental. As empresas emitem títulos corporativos, enquanto os governos locais emitem títulos municipais.

Enquanto o dinheiro é emprestado, o credor recebe os juros. Depois que o título amadurece – ou seja, você o mantém pelo período de tempo determinado contratualmente – você recebe o seu principal de volta.

A taxa de retorno dos títulos é normalmente muito mais baixa do que para as ações, mas os títulos também tendem a apresentar um risco menor. 

Fundos mútuos

Um fundo mútuo é uma junção de dinheiro de muitos investidores que é amplamente investido em várias empresas. 

Os fundos mútuos podem ser gerenciados de forma ativa ou passiva, ele é gerido ativamente tem um gestor de fundo que escolhe títulos para colocar o dinheiro dos investidores. 

Os gestores de fundos muitas vezes tentam bater um índice de mercado designado, escolhendo investimentos que irão superar esse índice.

Sendo assim, os fundos mútuos podem investir em uma ampla gama de títulos: ações, títulos, commodities, moedas e derivativos, mas os riscos são altos.

Certificado de depósito bancário

Um certificado de depósito bancário (CDB) é um investimento de risco muito baixo.

Você dá a um banco uma certa quantia de dinheiro por um determinado período de tempo. 

Quando esse período de tempo termina, você recebe o seu principal de volta, mais uma quantia predeterminada de juros. Quanto mais longo for o período do empréstimo, maior será a taxa de juros.

Dessa maneira, você deve ter certeza de que não precisará do dinheiro durante a vigência do CDB, pois há penalidades importantes para retiradas antecipadas.

Criptomoedas

As criptomoedas são uma opção de investimento relativamente nova. 

Afinal, o Bitcoin é a criptomoeda mais famosa, mas existem inúmeras outras, como Litecoin e Ethereum. 

As Criptomoedas são moedas digitais que não têm nenhum respaldo governamental. Você pode comprá-los e vendê-los em bolsas de criptomoedas. Alguns varejistas até permitem que você faça compras com eles.

Elas costumam ter grandes flutuações, o que os torna um investimento muito arriscado.

Portanto, esses são os 5 tipos de investimentos que podem ajudar a render o seu dinheiro, mas lembre-se que cada um deles possui um nível de risco.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!