Conta Digital Neon: vale a pena em 2020?
Com o isolamento social trazido pelo novo coronavírus, muita gente optou por abrir uma conta digital gratuita para pagar e receber dinheiro, sem precisar se deslocar a uma agência física. Uma das opções mais procuradas foi a da Neon.
Mas diante de tantos bancos digitais surgindo no mercado financeiro brasileiro, será que a conta digital da Neon realmente é uma boa escolha em 2020? Continue lendo o artigo, pois vamos falar tudo o que você precisa saber sobre ela e responder a essa pergunta.
Neon: o que é?

A Neon Pagamentos S.A. é uma fintech relativamente nova no mercado brasileiro, fundada no ano de 2016 em Belo Horizonte (MG).
Em 2018, o antigo Banco Neon foi liquidado pelo Banco Central do Brasil e alguns clientes que tinham dinheiro investido na instituição precisaram acionar o Fundo Garantidor de Créditos para recuperar os valores.
Porém, no mesmo ano, o Banco Votorantim (atual BV) fez uma parceria com a empresa e restabeleceu as operações da fintech, passando a deter a custódia de todas as contas e serviços digitais – como investimentos, empréstimos, conta digital e cartão de crédito – oferecidos pela Neon Pagamentos.
Conta Digital da Neon: quais são as vantagens?
- É gratuita e sem tarifas
- Totalmente digital e com aplicativo próprio
- Qualquer brasileiro acima de 18 anos pode abri-la pelo site ou aplicativo da fintech
- Sem comprovação de renda
- Cartão de débito internacional com bandeira Visa e tecnologia Contactless
- Cartão múltiplo (débito e crédito) internacional com bandeira Visa, tecnologia Contactless e sem anuidade (caso seja aprovado)
- Cartão virtual para fazer assinaturas de aplicativos e compras online com mais segurança e praticidade
- Transferências gratuitas para contas Neon ou de outros bancos
- Depósito gratuito por boleto
- Um saque gratuito por mês na Rede24Horas
- Programa Neon+
- Recarga de celular pelo aplicativo
- Investimentos com liquidez diária e proteção do FGC
- Opções de empréstimos
Quais são as desvantagens da Conta Neon?
- Alguns correntistas relatam dificuldades para ter o cartão de crédito aprovado.
- Tarifa de 4% + IOF para compras internacionais usando o cartão da conta
- Caso a pessoa não seja beneficiada pelo programa Neon+, ela só terá direito a um saque gratuito por mês. Para os demais, pagará uma tarifa de R$ 6,90.
- Limite de boletos que podem ser gerados por mês (varia de acordo com o correntista)
- Pouca variedade de investimentos
O que é o Neon+?
Como vimos acima, a conta digital da Neon oferece apenas um saque gratuito por mês. No entanto, é possível conseguir aumentar essa quantidade para quatro saques.
O Neon+ é uma vantagem extra para os correntistas que fazem compras frequentes usando qualquer modalidade de cartão da conta (débito, crédito ou virtual).
Funciona assim: a cada 10 compras feitas, o correntista ganha mais 3 saques gratuitos nos caixas eletrônicos da Rede24Horas que podem ser usados pelo período de 30 dias.
Quais são as taxas do cartão de crédito Neon?
O cartão de crédito da conta Neon é livre de anuidade. Porém, se você não pagar a sua fatura em dia e no valor integral, estará sujeito aos seguintes juros:
- Taxa de 9,9% ao mês do crédito rotativo
- Taxa de 8,9% ao mês de parcelamento de fatura
- Multa por atraso: 2% ao mês
- Juros de mora: 1% ao mês
Como abrir a Conta Digital?
Qualquer brasileiro residente no país e maior de 18 anos pode abrir uma conta digital gratuita da Neon, sem exigência de comprovação de renda.
Tudo que você vai precisar é de um celular para usar o aplicativo da fintech, um documento de identidade com foto e estar com o CPF regularizado na Receita Federal.
Se tiver tudo isso, poderá abrir a sua conta através do site – clicando em “Abra sua conta”, no canto superior direito – ou aplicativo da Neon. Basta seguir os passos e preencher o formulário, sem complicações.
A fintech dá a resposta em até 3 dias úteis por e-mail ou pelo próprio app. Caso você seja aprovado, já poderá usufruir de todas as vantagens da conta digital.
Vale a pena?
Com a febre atual das contas digitais, a do Neon é básica, mas interessante. A fintech não cobra pelos principais serviços, oferece transferências gratuitas para outros bancos, depósitos por boleto, um aplicativo bem fácil de usar, além da opção de gerar um cartão virtual para compras online.
O correntista pode conseguir até 4 saques gratuitos por mês, o que já é uma vantagem com relação à famosa conta do Nubank, por exemplo. Por outro lado, o Banco Inter, além de não cobrar por saques, oferece mais opções de investimentos, cashback e outros benefícios extras, sendo uma opção mais completa.