Conta do PicPay agora rende 210% do CDI! Mas fique atento às condições…
O PicPay anunciou há poucos dias que o saldo da carteira digital dos clientes passará a render 210% do CDI, contra os 100% que rendia anteriormente.
A novidade deu o que falar no mercado financeiro, por se tratar de uma taxa muito alta para a renda fixa, que vinha rendendo pouco diante do atual cenário do país – Taxa Selic a 2%.
Por outro lado, é preciso ficar de olho nas condições estabelecidas pela empresa para saber se realmente vale a pena tirar a sua reserva de emergência de um banco e transferir para o PicPay. Continue lendo o artigo e tire as suas conclusões.
A conta do PicPay rende mais que a do Nubank?
Anteriormente, as duas contas rendiam a mesma coisa (100% do CDI) com liquidez diária, que já é algo mais rentável que a poupança (que atualmente tem o rendimento de 70% da Taxa Selic).
Porém, com o recente anúncio do PicPay, a carteira digital passou a render 210% do CDI, o que é muito superior aos 100% do Nubank, e mantendo a possibilidade de resgate do valor a qualquer momento.
É preciso lembrar que o Nubank também passou a oferecer há pouco tempo a opção do “Resgate Planejado”, na qual o cliente consegue taxas melhores que as usuais (até 118% do CDI), mas precisa deixar o dinheiro parado por até dois anos, sem poder sacá-lo antes.
A aplicação do PicPay é segura?
Com um rendimento bruto quase 3 vezes superior à poupança e com liquidez diária, muita gente começa a suspeitar se a aplicação do PicPay é realmente segura.
O fato é que ela não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), comum em investimentos de renda fixa e que garante – caso a instituição financeira quebre – o reembolso do dinheiro aplicado, até o máximo de R$ 250.000,00.
Neste outro artigo, falamos detalhadamente sobre o FGC e suas condições.
Entretanto, o PicPay informa que cumpre com as disposições do Banco Central do Brasil e que a garantia oferecida seria o fato de o valor disponível na carteira do cliente ser investido em títulos públicos federais.
Vale ressaltar que o saldo da conta do Nubank também não tem garantia do Fundo Garantidor de Créditos. Porém, a fintech oferece uma opção de RDB com rendimento de 100% do CDI e com proteção do FGC, na qual o dinheiro fica separado do saldo, mas podendo ser resgatado a qualquer momento.
Quais são as condições desses 210%?
De acordo com o PicPay, o rendimento é automático, ou seja, todo o dinheiro que estiver no saldo da sua carteira digital já estará rendendo 210% do CDI em todos os dias úteis.
Porém, há um limite máximo de R$ 250.000,00. Isso quer dizer que, caso o cliente deposite um valor acima, ele não irá render essa taxa.
Além disso, os valores referentes a cashbacks também contam para o rendimento, desde que respeitado o limite acima.
Por último – e talvez a informação mais importante -, a empresa diz que a promoção é válida até o dia 31/12/2020, podendo ou não ser estendida após essa data, e que ela pode ser suspensa ou encerrada a qualquer momento.
Sendo assim, pode ser que a partir do dia 01/01/2021 o seu saldo volte a render apenas 100% do CDI, mas o PicPay irá comunicar aos clientes caso isso ocorra.
O PicPay é confiável?
A startup foi pioneira no serviço de carteira digital com cashback no Brasil e hoje conta com mais de 30 milhões de clientes.
Apesar disso, a atual avaliação do PicPay no site do ReclameAqui é apenas regular, com nota 6.5 (de um máximo de 10.0). O índice de solução é de 71.6% e 58.5% dos clientes que fizeram alguma reclamação voltariam a fazer negócio com a empresa.
Já no Google Play, a nota do aplicativo é 3.7 (de um máximo de 5.0). Dentre as principais críticas, está a demora da empresa em prestar suporte aos usuários.