Covid-19: Veja quais são as principais sequelas na economia no curto, médio e longo prazo
O avanço contra o Covid-19 e as vacinações aceleradas em diversas partes do mundo é uma ótima notícia, mas é preciso entender que a recuperação da economia deve levar um tempo.
Conforme podemos notar, em algumas partes do mundo a recuperação das pessoas e volta do funcionamento do comércio e turismo já começaram.
Porém, existem algumas sequelas que perdurarão no curto, médio e longo prazo na economia.
Confira todas as principais novidades do que deve acontecer na economia depois do Covid-19.
Quais são os possíveis impactos do Covid-19 na economia no curto prazo?
Em primeiro lugar, é possível afirmar a desorganização e falta de preparação de milhares de cidades em todo o mundo em relação à pandemia.
Isso impactou diretamente os comércios físicos, o setor de turismo, escolar e muitas outras áreas.
O que ocasionou o fechamento de diversos estabelecimentos espalhados no mundo todo.
Muitas pessoas foram despedidas e não possuem no momento outra oportunidade de emprego.
Além disso, podemos contar com a restrição de oferta em muitos setores, como o de matéria-prima das vacinas contra o Covid-19, por exemplo.
Sendo assim, com a falta de insumos e de crédito em muitos setores, a primeiro momento, o impacto é na alta da inflação e o aumento do desemprego.
Quais são os efeitos no médio prazo?
No médio prazo a principal mudança deve ser nos novos comportamentos das famílias e das empresas frente a essa crise.
Por exemplo, com a pandemia, a maioria das empresas adotou o sistema remoto, assim como diversas escolas.
Muitas dessas empresas puderam notar a economia de custos e gastos no formato remoto e devem continuar nesta forma de trabalho.
Isso deve afetar diretamente o mercado imobiliário, já que muitas companhias deverão abrir mão de custos como o pagamento de salas comerciais.
O mesmo deve acontecer com o setor de voos comerciais, pois muitos executivos notaram que é possível resolver problemas e fazer reuniões eficientes de forma online.
Dessa maneira, muitas empresas abriram mão de fretar ou comprar jatos e aviões particulares para possíveis reuniões.
Não obstante, é preciso ressaltar também que existem novas oportunidades no médio prazo, como o surgimento de novas oportunidades de emprego em companhias de tecnologia.
Quais são os efeitos do Covid-19 no longo prazo na economia?
No longo prazo, é possível afirmar que um dos principais efeitos do Covid-19 na economia é o aumento das dívidas públicas, devido às ações emergenciais na pandemia.
Sendo assim, isso pode gerar uma grande instabilidade econômica mundial, principalmente devido a possíveis calotes e renegociações.
Outro setor que deve ser afetado é o de emprego, pois a competitividade por vagas que demandam um maior grau de conhecimento deve aumentar.
Isso deve afetar diretamente os indivíduos de países em que o acesso a tecnologia não seja equilibrado, pessoas de baixa renda também devem ser afetadas.
Com certeza, o avanço da imunização do covid-19 é uma grande vitória, mas é preciso lembrar que serão muitos anos para uma total recuperação de tudo o que aconteceu.