Deseja investir em renda variável? Entenda o que é Ebitda
Quem está começando a investir, precisa entender alguns conceitos extremamente importantes. Este é o caso do termo Ebitda. Mas afinal, o que significa este conceito?
O nome Ebitda vem do inglês e quando traduzido, pode ser considerado como “Lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”.
Desta forma, ele representa o resultado financeiro de uma empresa. Por meio destes dados, é possível que o investidor conheça mais o negócio e entenda se ele é produtivo ou não, se ele consegue ter lucros reais e se vale a pena fazer um investimento seguro.
Entenda o conceito de Ebitda
O Ebitda é um dado que mostra de forma eficaz a capacidade que uma empresa possui de gerar lucro. O dado aponta para a evolução de ganho da empresa ao longo do tempo.
Por isso, esse dado é essencial para quem deseja investir. Antes de fazer o investimento, é preciso analisar todos os pontos e verificar se realmente existe um retorno financeiro real.
Vale lembrar que o termo também é usado como LAJIDA aqui no Brasil, o que significa: Lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Qual a importância do Ebitda para a empresa
Por meio do conhecimento de dados do Ebitda, é possível que o investidor verifique a capacidade daquela empresa de gerar fluxo de caixa no seu dia a dia. Além disso, é possível que uma análise real seja feita, visto que somente os ganhos operacionais são analisados. Ou seja, outras formas de lucro são desconsideradas neste tipo de análise.
Sem contar que o Ebitda é um dado que pode ser gerado em todas as empresas, independentemente do país e lugar do mundo. Juros e outros tipos de benefícios que a empresa possa vir a receber são desconsiderados na hora de fazer esta análise.
Como fazer o cálculo de forma eficaz?
Para calcular o Ebitda de forma eficaz, é necessário seguir os seguintes passos:
Acesse o documento “Demonstração de resultados do Exercício” que é disponibilizado pelas empresas a cada três meses em sites de relacionamento com seus investidores.
Antes de calcular o Ebitda é necessário que você faça o cálculo do EBIT, que significa lucro antes de juros e tributos. Para isso, pegue o valor do lucro operacional e subtraia as despesas operacionais, os custos dos produtos e a receita líquida das vendas.
Assim que você chegar ao resultado, chegou a hora de calcular o Ebitda. Siga a fórmula a seguir: Ebitda: EBIT + amortizações + depreciações. Prontinho, o resultado diz respeito ao valor do Ebitda.
Desvantagens de usar o Ebitda
Entre as desvantagens em usar o Ebitda como parâmetro de investimentos, podemos citar:
- Impossibilidade de usar o parâmetro em instituições financeiras;
- É necessário que o investidor tenha conhecimentos a respeito de termos financeiros aprofundados;
- Este dado não tem a capacidade de mostrar de forma absoluta se a empresa possui ou não saúde financeira. Por isso, é necessário que este dado seja aliado a outras informações;
- É necessário que esta métrica seja usada juntamente com outras informações a respeito do negócio em questão.