Dicas de como marcar presença com sua empresa no ambiente digital

Colocar a sua marca em evidência é essencial, principalmente se você tem uma empresa e quer manter o faturamento em alta. É necessário fazer isso, mas nem todos fazem.

Você, por exemplo, tem um negócio e não está presente no ambiente virtual? Esse é um passo muito importante para atingir mais clientes e consolidar a sua marca perante a concorrência. 

Segundo o CEO da agência Camelo Digital, Saulo Camelo, o primeiro passo para que os  empreendedores façam parte do universo digital é o desenvolvimento de um site bem estruturado e a presença em ferramentas de busca. 

A agência de Saulo auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias de marketing inovadoras. Saulo Camelo é publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de 10 anos no ramo de comunicação e marketing.

“É de extrema importância estar no Google, e para isso você precisa de um website robusto que contenha todas as informações sobre a empresa de forma clara, como área de atuação e benefícios que sua empresa presta para o cliente. Com o aumento no número de acessos, é natural que os resultados comecem a aparecer”, afirma o CEO.

Para ele, a empresa deve transportar para o digital todas as soluções que oferece no mundo físico, e ter um bom site é o caminho para isso. “O seu site é a porta de entrada da sua empresa na internet, sendo assim, as funcionalidades, informações e layout devem refletir o espaço físico que será visto por potenciais clientes”, relata.

Além do fortalecimento da marca, Saulo também afirma que a presença no ambiente digital ajuda no aumento dos lucros das empresas. “Todos os investimentos podem ser metrificados por estudos aprofundados em dados, possibilitando revisões e o desenvolvimento de novas estratégias. Mas, para isso, é importante contar com profissionais capacitados no setor de tecnologia, pois com a baixa entrega orgânica das redes sociais é preciso aplicar investimentos de forma certeira nas plataformas”.

Segundo ele, mesmo que o ambiente digital esteja em expansão, algumas empresas ainda apresentam uma certa resistência para entrar no mundo digital por conta de receios em relação às soluções mais modernas. 

“Muitas companhias ainda têm algum receio ligado a soluções mais modernas e os resultados que elas podem gerar. Normalmente, são negócios que já tiveram bons resultados sem usar o digital, mas presenciaram uma queda de faturamento nos últimos anos. Os ramos que mais têm desconfiança com o digital são o varejo, contabilidade, direito e até mesmo instituições de ensino”, revela o CEO

De acordo com Saulo, existem alguns pilares que constroem uma presença forte no ambiente digital. 

“Além da estratégia clara, é importante pautar o desenvolvimento de um site e manter as redes sociais ativas, pois isso pode fazer toda a diferença na comunicação com clientes e parceiros. Investir em canais de mídia patrocinada é fundamental para apresentar conteúdos relevantes e analisar dados a partir dessas ações, minimizando as chances de erros no futuro”, finaliza. 

Imagem: Pixabay

Dicas práticas para marcar presença no ambiente digital

  • Unifique a comunicação nos canais digitais;
  • Tenha um site atrativo que ofereça todas as informações que seu cliente precisa;
  • Se tiver conteúdo informativo para oferecer, crie um blog para atrair mais clientes;
  • Aumente seu tráfego com anúncios pagos;
  • Conheça bem o seu público;
  • Utilize estratégias para crescer nas redes sociais;
  • Tenha uma identidade visual agradável e fluida, tanto nas redes sociais como no site;
  • Ofereça um bom atendimento online; 
  • Oferece mais de uma opção para seus clientes entrarem em contato com sua empresa (WhatsApp, telefone, mensagem, redes sociais, e-mail, dentre outros;
  • Esteja presente quando o seu cliente pesquisar por você.

Gostou das dicas? Conte para nós aqui nos comentários se você já aplica alguma delas no seu negócio. Até a próxima!

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.