Dicas para fazer investimentos durante a pandemia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a população sofreu impactos graves não somente no âmbito da saúde, mas também na economia. Muitos profissionais perderam seus empregos, comércios fecharam as portas e indústrias demitiram funcionários, e também houve uma grande queda na bolsa, o que instigou muitas pessoas a quererem fazer investimentos.
Para os empreendedores e trabalhadores do nosso país, a quarentena provocou uma crise sem medidas, porém, também se apresentou como uma oportunidade para alguns setores com os negócios online e de saúde, por exemplo, e para certos tipos de investimentos.
Muitos investidores, vendo o mercado financeiro instável, pararam de investir. Porém, esse é o momento de pensar nas possibilidades que podem surgir, mas sempre agindo com cautela.
Para quem tem um dinheiro guardado para situações de emergência, esse também pode ser um momento de investi-lo para conseguir manter-se durante a pandemia. É como uma fonte segura que precisa ser usada com sabedoria. Por isso, separamos algumas dicas de investimento durante a pandemia.
Dicas de como organizar seus investimentos na pandemia

Cuide da sua reserva
Ter uma reserva é de suma importância em qualquer período de nossas vidas, afinal, quem presta serviço, ou é contratado por uma empresa, está sempre à mercê de uma possível demissão a qualquer momento, ainda mais com a nossa situação econômica desfavorável.
Especialistas recomendam que, em épocas normais, a reserva de emergência equivalha a uma quantia de três a seis meses do salário. Desse modo, se houver uma repentina demissão ou situação de emergência, o trabalhador conseguirá manter uma boa qualidade de vida por um período.
Porém, com a pandemia e a crise econômica intensificada em nosso país e no mundo todo, além de uma perspectiva de futuro incerto, essa quantia de segurança deve ser estendida, se possível. O mais recomendado é reservar o equivalente entre seis e doze meses do orçamento.
Aplique sua reserva
Essa reserva é uma segurança, mas não deve ficar parada debaixo do colchão ou em uma conta que não renda nada. É preciso aproveitar a situação para aumentá-la, de preferência sendo aplicada em um investimento de risco reduzido e com alta liquidez.
A poupança não está sendo uma boa opção pela baixa no retorno por conta da atual situação, por isso os mais recomendados são os Títulos do Tesouro Selic.
Realize investimentos programados
A fim de que os investimentos proporcionem bons retornos financeiros, a ideia é manter aportes programados e recorrentes, todos os meses. Procure definir um valor fixo dos proventos mensais para aplicar ao em vez de aplicar somente o dinheiro que sobra do salário, por exemplo.
Além disso, priorize aplicações com prazos mais longos, que poderão garantir retornos melhores. Dessa forma, investimentos regulares e mais longos, que sejam de acordo com o perfil do investidor, ajudam a alcançar os objetivos financeiros.
Tenha cautela com seus investimentos
Apesar de algumas ações estarem com o valor baixo por conta da oscilação de mercado atual provocada pela pandemia, ainda não há previsão de quando os valores investidos nessas ações possam retomar ao patamar do momento antes da pandemia.
Por isso, procure agir com cautela, investindo em riscos baixos, sempre priorizando manter a sua reserva de emergência.
Confira como solicitar o seguro desemprego pela internet.