É melhor parcelar em várias vezes ou em uma?

É melhor parcelar em várias vezes ou em uma? No cartão de crédito, há quem diga que é negócio não alongar as parcelas e pagar contas em apenas 1x. Vamos trazer dicas sobre as duas atitudes com o cartão.

Quem é muito cauteloso, até pode ter um cartão de crédito, mais dificilmente vai parcelar por exemplo, em 10x. O medo de ficar “pendurado” em parcelas é maior do que o pensamento de que pagar compras por meses pode trazer benefícios mais pra frente. Por outro lado, pagando em apenas 1x, seu limite volta para você mais rápido.

Nesse caso entramos em outra questão: pagar em 1x é considerado á vista? Segundo o Procon, sim. Então imagine que uma loja te dá um grande desconto com pagamento á vista. Jogar para o próximo mês é considerado á vista e você deve exigir esse desconto. Seria um ótimo negócio se esse direito fosse realmente exigido do empresário ou comerciante.

Só que aí o uso do cartão de crédito seria um tanto quanto, desperdiçado. Se você quer um cartão para facilitar suas compras e não faltar dinheiro no fim do mês, parcelar em mais de 3x é um bom negócio para planejar seu orçamento, principalmente se for sem juros, principalmente.

Hoje traremos algumas dicas sobre essas duas atitudes e explicaremos melhor a questão do pagamento á vista com cartão de crédito. Você saberá quando parcelar e em qual momento utilizar o cartão de crédito para descontos ou promoções. Primeiro, falaremos dos benefícios em pagar para desconto único e depois, compras parceladas.

Quando comprar à vista ou parcelado?

saiba quando parcelar
Saiba quando vale à pena comprar no crédito e parcelar ou não

Desconto à vista

O Procon nacional definiu que o comerciante que não aceitar uma compra à vista parcelada em uma vez no cartão de crédito está lesando o consumidor. Se você precisa de um produto, vê que ele está com um ótimo desconto e está sem dinheiro vivo ou no débito, pague com seu cartão de crédito em uma vez.

Além de estar usando o cartão para acumular pontos, você estará popularizando essa prática exigindo seu direito com o comerciante ou empresário. Pagar em uma vez no limite de crédito é pagamento á vista e caso houver recusa, o consumidor pode denunciar o lojista no Procon. Exija seu direito!

Limite voltando rápido – Como parcelar

Os cautelosos que não gostam de pendurar o cartão por muito tempo estão sempre seguros do seu limite de crédito. Como ele sabe exatamente o que gastou e não prolonga a compra, funciona tudo na forma uso-pagamento quase imediato. A vantagem é que um cliente como esse está sempre resguardado por seu limite.

Parcelar em até 2x é considerado comprar com cautela. Isso porque você nunca será surpreendido com um valor menor no crédito e terá respaldo quando tiver emergências. Ainda sim, estará utilizando o cartão e aproveitando as facilidades. Só fique esperto para não colocar muitas compras para descontar em meses próximos e entrar numa bola de neve.

Pague menos taxas

O cliente que quase não parcela dificilmente vai arcar com tarifas indesejadas. Dificilmente empresas ou lojas irão colocar juros em compras parceladas em 1x, ou 2x, o que te dá uma certa vantagem em quem se programa para pagar em 10x, por exemplo. Em alguns casos, a economia chega a 5% sobre o valor que chega na fatura. Um bom negócio para algumas compras.

Agora falaremos de benefícios para quem gosta de parcelar em várias vezes e porque essa também seria uma boa opção. A dica primordial antes de entrar em nossos tópicos é: SEMPRE escolha parcelas pequenas quando for comprar alguma coisa. O peso de parcelas grandes pode te colocar numa situação extremamente complicada. Então, vamos lá!

Compra de valor alto

Se você precisa de algum produto ou serviço que custe acima da sua renda, por exemplo, não faça a besteira de gastar todo o limite de crédito e pagar apenas em uma ou duas vezes. Não caia nessa de que “posso me apertar no mês que vem, depois melhora”, porque vira uma bola de neve se apertar nem que seja por um breve momento.

Se os juros forem bons ou se em até 6x não houver juros, parcele sem peso na consciência. Você terá o produto imediatamente, o comerciante já recebe o dinheiro integralmente, ninguém pagará taxas e todos saem felizes da transação. Além disso, seu cartão ficará em plena atividade, gerando movimentação e futuros benefícios.

Escolha essa opção principalmente se sua bandeira de cartão de crédito ou banco ofereça vantagens próprias em operações parceladas. Se a empresa e o cartão tem benefícios, melhor ainda. Por isso, a palavra PLANEJAMENTO ainda prevalece.

Se o preço á vista ou parcelado for igual

Se pagamento em uma vez ou no dinheiro nada mudar, para que arcar com um custo integral tão cedo, por exemplo, na próxima fatura? O valor está estipulado, não tem benefício em nenhuma modalidade de pagamento, então parcele sem juros até a quantidade que o cartão deixar. Só que neste caso fique alerta: o comerciante pode até falar que não tem juros em até 10x, por exemplo e no fim subir o valor total e você nem perceber. Então, fique de olho!

Controle de gastos

Ter sempre um limite de crédito renovado pode até ser uma cilada para quem tem cautela em parcelar poucas vezes mas não tem cuidado na hora de gastar. Quando seu limite está sendo utilizado em outras coisas, você entende que o cartão de crédito não está à mercê e que nem sempre pode gastar quando quiser.

Arcar com uma fatura faz muita gente cair na real mensalmente. Isso porque ela percebe que já gastou o que podia e simplesmente lembra de usar dinheiro vivo ou o cartão de débito. Um choque de realidade que irá controlar os seus gastos e fazer com que o usuário exercite a paciência.

Depois dessas dicas, qual o seu perfil de consumidor? Entendendo isso, a avaliação fica mais fácil e você entende que dependendo do gasto, vale mais a pena parcelar em muitas vezes. Ou, em outros, jogar para a próxima fatura e se livrar daquela conta de uma vez. Tudo vai depender do seu autoconhecimento financeiro!

 

 

 

Mônica

Formada em Jornalismo pela UNIGRAN (Dourados), experiente em conteúdos de finanças.