Educação financeira infantil: Entenda tudo sobre esse assunto
Engana-se quem pensa que são só os adultos que precisam de educação financeira. O ideal, é que desde criança ela aprenda a lidar com o dinheiro, aprendendo sobre educação financeira infantil e fazendo boas escolhas, se tornando um adulto responsável.
Um dos grandes questionamentos que os pais têm, é como ensinarem seus filhos a darem valor no dinheiro? Na prática, como fazer com que eles entendam, desde pequenos, que é necessário ter organização financeira?
Existem formas de ensinar educação financeira infantil de maneira leve e divertida, com brincadeiras e por meio de conversas.
Educação financeira infantil: conversando com os pequenos
O primeiro passo para ensinar as crianças sobre educação financeira infantil é falar sobre o assunto. É necessário explicar, de forma básica, que o dinheiro é nossa principal ferramenta de troca.
Ou seja, assim como trocamos o tempo de trabalho por dinheiro, trocamos o dinheiro por alimentos que compramos no supermercado.
É necessário que os pequenos entendam que o dinheiro tem sua função e grande importância. Por isso, o grande erro que os pais cometem é deixar os filhos de fora de assuntos financeiros da casa. Que tal incluir seus filhos de forma leve, quando for falar sobre dinheiro?
Realização de sonhos: Curto, médio e longo prazo
Outra grande função que a educação financeira infantil possui na criação das crianças, é a explicação de que o dinheiro pode realizar sonhos.
Sendo assim, é legal estabelecer com as crianças quais são os seus sonhos de curto, médio e longo prazo. Pode ser a compra de um brinquedo, uma viagem, ou até mesmo algo que a criança queira muito.
Desta forma, seu filho entende que é necessário guardar dinheiro para que os objetivos sejam concretizados.
Estabeleça mesada para as crianças
Para aprender a lidar com o dinheiro, é necessário que a criança tenha acesso a ele. Alguns pais optam por pagar a chamada “semanada”, ou seja, a criança ganha uma certa quantidade de dinheiro por semana. Em outros casos, os pais optam pela “mesada”, no qual o filho ganha dinheiro apenas uma vez ao mês.
O indicado, é que os pais conversem com seus filhos e digam que o dinheiro que ele está ganhando precisa ser gasto com necessidades pessoais do dia a dia, mas que outra parte seja guardada para ser investido nos seus sonhos.
Neste momento, vale a pena lembrar dos objetivos de curto, médio e longo prazo que você fez junto com o pequeno.
Educação financeira infantil por meio de jogos
Na hora de ensinar sobre educação financeira infantil, vale a pena também optar por jogos educativos. No mercado, os mais comuns são o banco imobiliário, jogo da vida e Monopoly. Que tal comprar um destes jogos e fazer um momento divertido com seu filho?
Disciplina financeira: a importância dos pais
Você deve saber que o exemplo também é uma maneira de educar. Por isso, incentivar os filhos a fazerem escolhas financeiras saudáveis também é algo importante. Porém, se você tiver uma economia pessoal equilibrada, seus filhos também vão aprender observando.
Ensinar sobre a disciplina e paciência na hora de guardar dinheiro e falar sobre bens materiais supérfluos é extremamente importante para o pequeno.