Educador financeiro: Saiba qual é a importância desse profissional

Nunca foi tão importante aprender a lidar com o dinheiro. Por isso, o educador financeiro pode ser extremamente importante para que empresas e famílias tenham a sua renda melhor utilizada.

Ao longo da vida, a escola ensina diversas matérias aos alunos, porém, nunca é ensinado como lidar com o dinheiro. Muitos jovens vão para a faculdade e chegam na vida adulta sem ao menos saber como administrar seus salários. 

Estas pessoas abrem empresas, adquirem bens pessoais e muitas vezes acabam entrando em dívidas. Desta forma, o educador financeiro é aquele que atua como orientador, ensinando conceitos básicos a respeito de patrimônio, investimentos e mercado financeiro. 

Entenda a atuação do educador financeiro

O educador financeiro atua em diversos segmentos, dando consultoria, fazendo palestras ou acompanhando empreendedores. Sua função é ensinar o indivíduo a lidar com o dinheiro de forma mais saudável. 

No início, o profissional apresenta conceitos básicos ao cliente. O primeiro passo é auxiliar na organização da renda, colocando no papel todos os gastos do mês. 

Assim, junto com o aprendiz, é possível entender quais os gastos podem ser retirados, quais devem ser mantidos e como dar passos em direção à liberdade financeira. 

Vale lembrar que o educador financeiro não é um carrasco que vai fazer com que o cliente economize todos os centavos. O papel principal deste profissional é ajudar o seu cliente a ter prioridades, definindo aquilo que está em primeiro plano. 

Vantagens em contratar um educador financeiro

Entre as vantagens em contratar um educador financeiro podemos citar:

  • Organização pessoal para a criação de uma reserva de emergência para usar em situação de perda de emprego ou outros contratempos. Vale lembrar que este valor deve ser o de 12 vezes o custo de vida gasto mensalmente. 
  • Primeiros passos em direção aos investimentos, aprendendo sobre conceitos básicos como taxas de juros e modalidades de carteiras de investimento;
  • Como negociar dívidas e sair do vermelho com passos simples;
  • Organização de prioridades, seja comprar um carro novo, uma casa, ou até mesmo investir mais em lazer familiar;
  • Para empresas, o profissional financeiro pode auxiliar na hora de traçar rumos do empreendimento. 

Qual é a formação desse profissional?

Na maioria dos casos o profissional em formação inicial em áreas financeiras. Por isso, é comum que suas graduações sejam Administração, Gestão e até mesmo Ciências Econômicas. 

Além disso, existem especializações no mercado que permitem que um indivíduo aprenda técnicas para se tornar um educador financeiro. Mas o mais importante na hora de ser um profissional de qualidade, é ter comprometimento e experiência sobre o mundo financeiro. 

Qual é o momento de procurar um educador financeiro?

Quem sente que está patinando na vida financeira, nunca consegue investir seu dinheiro de forma correta ou deseja sair de dívidas, contratar os serviços desse profissional pode ser uma boa. 

Para aquelas pessoas que desejam aprender como ter uma reserva de emergência ou como definir prioridades, também pode ser interessante buscar ajuda profissional personalizada.

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.