Empréstimo Consignado – Descubra quais são os riscos
Se você está pensando em buscar um empréstimo consignado, esse post vai te ajudar demais a não cair em golpes e minimizar os seus possíveis problemas.
Portanto, se você deseja saber sobre o tema e como fazer isso, fique comigo até o final, pois aqui apontarei todos os possíveis problemas e como você deve lidar com eles.
Boa leitura!
Empréstimo Consignado – Quais são os riscos e como fugir deles?
– Pode ser golpe:
Existe uma grande quantidade de empresas hoje em dia, oferecendo de maneira agressiva, empréstimo consignado, simples, rápido, taxas baixíssimas e sem a necessidade de apresentar nenhum documento.
Não se esqueça que existe um ditado que vai te ajudar a não se envolver com esse tipo de empresa, afinal de contas “quando o milagre é demais, o santo desconfia”.
Tenha certeza de que a empresa para a qual você trabalha valida e indica a empresa que está oferecendo o crédito.
Além disso, é interessante pesquisar a reputação em sites como o Reclame Aqui e o Procon, além de não dar senhas, realizar depósitos ou antecipar o pagamento de taxas.
– Empréstimo consignado – Leia muito bem o contrato:
Isso pode parecer bobagem à primeira vista, mas você ficaria muito surpresa com a quantidade de pessoas que lê o contrato de maneira superficial e depois se surpreende com algumas cláusulas.
Existem determinadas modalidades de crédito consignado que pedem um bem como a garantia do seu pagamento.
Se você não tiver total consciência dessa condição do empréstimo, você pode colocar em risco a sua casa, seu carro.
Isso quer dizer que você autoriza a instituição financeira a tomar a posse do seu bem.
De maneira geral, com 90 dias de atraso, já é enviada uma carta padrão exigindo o reembolso imediato de todo o empréstimo.
– Se você for demitido:
Se você for demitido ou ser mandado embora, você não vai ter o seu empréstimo consignado.
Por lei, quando um funcionário é demitido, as parcelas do consignado podem ser cobradas diretamente na sua conta ou por meio de boletos bancários.
Nesse caso, a maneira depende da previsão contratual.
Se o colaborador for mandado embora, é preciso procurar o banco para quitar o empréstimo consignado ou tentar renegociar as condições de pagamento.
Diante disso, é muito comum as taxas de juros aumentar, afinal de contas, a instituição financeira não poderá mais contar com o recebimento certo que o desconto automático em folha vai te garantir.
Além disso, a empresa onde você realizou o empréstimo tem o direito de descontar até 30% do crédito consignado diretamente do valor da rescisão.
Isso quer dizer que se você tem uma rescisão de R$ 10 mil, a empresa pode pegar cerca de R$ 3 mil para pagar o seu empresto.
Sem sombra de dúvida essa situação pode acabar te atrapalhando, afinal de contas, você acabou de se tornar uma pessoa desempregada.
– É uma dívida de longo prazo:
Os imprevistos acontecer, é muito comum e lidar com isso é fundamental.
Entretanto, aqui, você precisa refletir se você vai conseguir resolver o problema tendo os descontos do empréstimo retirado da sua conta todos os meses.
– Empréstimo consignado – Não pode adiar o suspender o pagamento:
Não podemos esquecer que o desconto será feito diretamente do seu pagamento, portanto, você não vai poder suspender o débito, por exemplo.
Além disso, você pode encontrar grandes dificuldades para renegociar o empréstimo, se for necessário.
Portanto, fique muito atento aos riscos ao querer utilizar o empréstimo consignado.