Empréstimo para MEI: como ter acesso ao benefício
Diversos bancos oferecem linhas de crédito para MEI. Saiba mais.
O MEI (Microempreendedor Individual) vem crescendo nos últimos anos no Brasil, até por conta da alta do desemprego. Desta maneira, muita gente, para sobreviver, recorre a esse programa que garante alguns direitos.
Assim, o MEI pode atuar em diversas áreas e pagar uma contribuição mensal, proporcional a 5% do salário-mínimo vigente. Desta maneira, se ficar doente, por exemplo, poderá se afastar e receber um determinado valor do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Empréstimo para MEI
Agora, o que também vem crescendo no mercado é a oferta de empréstimos para MEI. Afinal de contas, esses empreendedores muitas vezes precisam de capital de giro ou recurso para comprar algum maquinário ou equipamento específico.
Desta maneira, o MEI também ganhou bastante oportunidade de conseguir empréstimos. E os bancos e financeiras viram neste nicho uma importante forma de lucrar.
Além disso o MEI normalmente conta com créditos mais baixos do que a média do mercado. E isso também pode ser um impusionamento na hora de investir e de conseguir um dinheiro para o seu negócio.
Atualmente, diversos bancos oferecem linhas de crédito para MEI. Entre os principais, estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e também o Bradesco.
Desta maneira, que estiver interessado em um empréstimo bancário, esse pode ser um bom caminho. E, com o passar do tempo, novos bancos também vão aderir ao programa.
Opção do empréstimo consignado
Esses bancos que promovem empréstimos para MEI também possui um serviço de crédito consignado. Ou seja, o cidadão faz o empréstimo e o valor se desconta diretamente de sua conta.
Até por conta disso, existe a orientação para que o cliente tenha uma conta corrente em um desses bancos. Na prática, fica mais fácil fazer o negócio e, para o banco, é algo que se torna até mais seguro.
Isso porque o dinheiro é descontado diretamente na conta, minimizando o risco de ter algum tipo de calote. Por fim, para o caso de ONG (Organização Não-Governamental) que precisa de empréstimo e é MEI, não precisa do consignado e o valor pode vir em boleto bancário mesmo.
Mas, o mais importante é que essa linha de crédito para MEI existe e, nestes bancos, pode ficar ainda mais fácil para quem não tem restrição no nome. Logo, o MEI passa a ter esse apoio essencial para conseguir ampliar o negócio e aumentar futuramente o seu faturamento. E os juros muitas vezes se tornam mais convidativos para esse público.
Saiba mais: Como aposentados e pensionistas podem conseguir empréstimo em abril.