Estratégias para investir em ações – 5 dicas que você precisa aprender
Não podemos negar que investir na Bolsa de valores é uma ótima maneira de lucrar e aumentar o resultado do seu patrimônio e por isso, trouxe aqui estratégias para investir em ações.
Se você já tem seu dinheiro investido em ações e está buscando novas estratégias para potencializar os seus resultados, esse post é para você.
Boa leitura!
Estratégias para investir em ações – 5 dicas que você precisa aprender
– Mercado a termo:
Diferente do que acontece no mercado à vista, com os preços sendo sempre negociados no pregão, o mercado a termo é aquela compra e venda de ativos pra que aconteça a liquidação futuramente, com prazos e cotações já definidas.
Dentro da Bovespa a liquidação desses ativos é feita entre 30 e 180 dias.
A grande vantagem de investir aqui é que o investimento no mercado a termo não é necessário ter nenhum tipo de recurso inicial.
Além disso, você consegue também se proteger de possíveis desvalorizações das ações.
– Margem de garantia:
A margem de garantia é uma chance que a Bolsa de valores te dá, mas poucas pessoas sabem que existe.
Nesse caso, consiste em ter um valor depositado na sua corretora que irá garantir alguns investimentos, dando a chance ao investir de aproveitar melhor as oportunidades que o mercado dá.
Assim, a sua corretora não vai sair no prejuízo se as transações possuírem algum retorno negativo e você, investidor tem a margem de garantia devolvido caso lucre.
Essa é uma estratégia interessante para aqueles que operam alavancados ou que estejam no mercado futuro.
As taxas, entretanto, acabam variando já que cada uma das corretoras pode acabar pedindo valores diferentes de acordo com o tipo de operação e também o praz que vai ter o contrato.
– Venda a descoberto:
A venda a descoberto é uma venda de uma ação que o especulador ainda não tem.
Para ter a condição de venda, ele precisa esperar que o preço caia e ele tenha a chance de compra-lo novamente.
Assim, o investidor vai ter lucro porque ele vai ter conseguido vender o ativo na alta e depois comprado ele na baixa.
Essa venda a descoberto pode também ser feita em day trade ou mesmo em swing trade.
Mas, vale lembrar que esse tipo de operação é arriscada e é necessário cautela.
– Aluguel de ações:
Sim, você leu certo, é possível alugar ações.
Assim como acontece nos imóveis ou outros patrimônios, as ações podem ser alugadas ajudando a garantir uma maior rentabilidade para os investidores no longo prazo.
Essa é uma estratégia que acaba sendo relutada e é intermediada pela Bolsa de Valores, garantindo assim que a transação seja feita de maneira segura.
Além de ser uma operação segura, a ferramenta se torna vantajosa tanto para os locadores quanto para o locatário.
Enquanto o locador continua recebendo os dividendos deles das ações, o locatário pode utilizar os ativos alugados para realizar possíveis transações no curto prazo e ganhar a partir das oscilações do mercado.
Se você é trader, essa pode ser uma ótima opção de compra e venda no mercado.
– Estratégias para investir em ações – Long and short:
Já pensou em ter a chance de não perder o seu dinheiro mesmo que a bolsa comece a cair? É justamente isso que os adeptos long and short tem como foco.
Esse tipo de estratégia combina com as operações de compra e venda de dois ativos.
Nesse caso, o lucro irá sair da diferença da performance dos dois.
Mas, para que essa estratégia seja vantajosa é necessário que o ativo long acabe tendo uma performance melhor do que o ativo short.
Confuso? Vou explicar melhor.
O investidor compra a ação long, nesse caso, essa é a ação que ele acredita que vai ter um bom desempenho e ao mesmo tempo ele vende com aluguel aquela ação que ele espera que não vai se sair tão bem assim, short.
A ação não vai ser direcional, ou seja, ela não está relacionada com as movimentações do mercado, mas sim na performance de dois ativos que são adquiridos.
Essas são as grandes estratégias que tenho para apresentar para você e claro, você deve escolher de acordo com o seu perfil de investidor.