FGTS pago em duplicidade – Saiba como recuperar
Normalmente o pagamento referente ao FGTS do trabalhador é feito através da Guia de Recolhimento. Este pagamento pode ser efetuado até o sétimo dia do mês subsequente ao pagamento do salário, do contrário o empregador pode ser multado. Acontece que, por descuido ou falta de atenção, ocorre do pagamento ser feito em duplicidade. Então, o que fazer nos casos de FGTS pago em duplicidade? Tem como reaver esse valor?
Se esse tipo de erro também aconteceu com você, saiba que tem como restituir o valor pago em duplicidade. E nesse artigo, mostraremos como fazer isso. Confira!
Veja também:
- 13º salário chegando; o que fazer se a empresa não pagar, confira
- Taxação dos super ricos: saiba se o seu nome também está na lista; confira
- Cesta básica cai em todos os lugares em setembro; veja onde ficou mais barato
- Bolsa Família com NIS final 1; saiba quando vai receber
- Conta de luz: confira a bandeira tarifária para novembro e economize
FGTS pago em duplicidade – Como restituir o valor?
Problemas envolvendo FGTS pago em duplicidade são mais comuns do que se imagina. E apesar de envolver certa burocracia, saiba que é possível solicitar a restituição do valor pago em duplicidade.
Para isso, existe um procedimento que deve ser adotado por quem pagou o FGTS em duplicidade. Para começar, o empregador deve fazer o recolhimento no mês posterior, independentemente se o pagamento do FGTS foi feito ou não em duplicidade.
Isso porque, o pagamento da Guia de Recolhimento não é passível de compensação. Ou seja, ainda que tenha pago o FGTS em duplicidade, o valor extra não servirá para compensar o mês posterior.
O procedimento correto a se fazer nos casos de FGTS pago em duplicidade é o que detalhamos abaixo. Confira:
Passo a Passo
- Acesse o portal Conectividade Social
- No canto superior a direita da tela, você deve marcar a opção “Empregador”
- Digite o seu certificado digital
- Depois que fizer isto, o site mostrará uma tela contendo todos os serviços que estão disponíveis. Nesta nova tela, você deve marcar a opção “Solicitar Devolução de Valores FGTS”
- Uma nova página com um formulário irá se abrir. Preencha o Formulário inserindo as informações referente aos dados solicitados
- Informe o motivo da devolução marcando a opção “pagamento em duplicidade”
- Depois que fizer isto, clique no comando “Continuar”. Nesse momento uma nova tela irá se abrir revelando todas as guias pagas no período que indicou no formulário do passo 5.
- Marque a guia paga em duplicidade e depois clique no comando “Continuar”
- Feito isso, preencha os dados bancários para onde o valor deve ser restituído e por fim clique em “Finalizar a solicitação”.
Portanto, este é o procedimento padrão para solicitar a devolução do FGTS pago em duplicidade. Embora seja um processo que envolve várias etapas, solicitar a restituição do FGTS duplicado não é tão complicado quanto parecer. Basta seguir os passos acima que você receberá o valor pago em duplicidade diretamente na sua conta.
Quanto tempo leva para receber o FGTS pago em duplicidade?
Agora você já sabe como solicitar a restituição do FGTS pago em duplicidade. Mas, nesse momento outra dúvida que surge é sobre o prazo de recebimento do valor restituído. Afinal, quando é possível ver o valor da restituição em sua conta?
Após concluir o processo de solicitação do estorno do FGTS pago em duplicidade, a restituição é feita em 45 dias. Contudo, em alguns casos é possível que essa restituição seja feita antes ou após esse prazo.
Para acompanhar o status do seu pedido, basta acessar o portal Conectividade Social neste link. Além disso, para maiores dúvidas sobre o assunto, também é possível entrar em contato com a Caixa através dos seus canais de atendimento.