Financiar um imóvel vale a pena? Entenda tudo sobre esse assunto
O sonho da maioria dos brasileiros é obter a sua casa própria. Porém, pode ser muito frustrante esperar para adquirir todo o dinheiro necessário para a aquisição desse bem, já que os preços são bem mais elevados. Sendo assim, é possível contar com a ajuda dos bancos, mas financiar um imóvel vale a pena?
Antes de mais nada, é necessário avaliar todas as opções disponíveis no mercado, já que cada um dos bancos oferecem diferentes taxas, benefícios e prazos para pagamento. Os bancos que oferecem as melhores taxas da atualidade é o Santander e o Banco do Brasil.
Neste artigo iremos te mostrar se financiar um imóvel vale a pena. Saiba quais são as principais diferenças entre empréstimo e financiamento, como escolher a melhor opção, melhores bancos e muito mais, acompanhe!
Principais diferenças entre financiamento e empréstimo
Na prática, a única coisa que vai mudar é a forma como você vai comprar esse imóvel. No empréstimo, a instituição vai te entregar o dinheiro diretamente na sua conta corrente e você irá decidir a forma que irá gastá-lo. O banco não se importa muito com a forma que você vai gastar o dinheiro, desde que as parcelas sejam pagas na data correta.
Já no caso do financiamento, o cliente pega um plano de financiamento imobiliário e o banco vai realizar a compra por você, te entregar as chaves e fazer a cobrança das parcelas até que o pagamento seja completamente realizado.
A grande diferença é que no empréstimo, não será necessário realizar o pagamento de uma entrada, mas no financiamento sim. Além do mais, os clientes precisam estar cientes que optando por um empréstimo é possível conseguir melhores condições, mas também está sujeito a condições piores, por isso é necessário avaliar muito bem antes de tomar uma decisão.
Como escolher o melhor financiamento?
Financiar um imóvel vale a pena mas é necessário saber escolher as melhores opções do mercado. A maioria das pessoas utilizam somente a taxa de juros para fazer a comparação de uma instituição para a outra, mas esse pode ser considerado um erro grave.
A métrica principal é o CET (Custo Efetivo Total), já que um plano oferecer taxas mais acessíveis, não significa que ele é mais barato. No CET são inclusas todas as tarifas, taxas, impostos e custos que o cliente terá por todos os meses com o financiamento.
Portanto, antes de escolher a instituição, compare o CET deles. O CET pode ser encontrado no contrato, pois uma lei brasileira faz essa exigência.
Melhores planos de financiamento
Agora que já sabemos que financiar um imóvel vale a pena, é necessário escolher o melhor banco ou instituição financeira, conheça as melhores opções:
Banco do Brasil
Desde o mês de Dezembro, é possível encontrar opções que oferecem as melhores taxas, sendo 3,45% ao ano + IPCA, ou também 6,75% ao ano mais TR.
Santander
No Santander, é necessário oferecer uma entrada de 10% do valor total e financiar os outros 90%. As taxas começam em 7,99% ao ano e oferece chance de pagamento em até 420 parcelas (35 anos).