Golpe do FGTS Emergencial: como saber se você caiu?
O golpe do FGTS emergencial tem acontecido mais do que você imagina.
Após o governo liberar um calendário com as datas de saques do auxílio no valor de R$1045,00 para os trabalhadores, algumas fraudes passaram a acontecer.
Esse tipo de golpe acontece geralmente através do aplicativo da Caixa Tem, e milhares de brasileiros passaram por esse tipo de situação nos últimos meses.
A fraude geralmente é descoberta quando o trabalhador se dirige até uma lotérica para efetuar o saque e descobre que não é possível, pois o dinheiro não encontra-se mais na conta.
Esse tipo de situação está acontecendo com dezenas de milhares de pessoas, portanto fique atento as nossas dicas sobre o que fazer nesse tipo de situação.
Como o golpe do FGTS funciona?
Alguns fraudadores possuem acesso aos dados de diversos brasileiros, como CPF, nome completo e data de nascimento.
Com esses dados geralmente eles baixam o aplicativo do Caixa Tem e solicitam o valor, após isso, eles transferem o valor virtualmente para outra conta bancária.
Quando o trabalhador solicita o saque, o dinheiro já não está mais na conta.
Porém, é possível abrir uma ocorrência no banco da Caixa em relação ao caso se tiver acontecido com você e é possível recuperar o valor, mas o processo todo pode levar de 1 a 3 meses.
Segundo os funcionários do banco CAIXA o golpe deve atingir uma média de 1% dos trabalhadores, ou seja, até 600 mil pessoas.
Portanto, verifique o aplicativo do Caixa Tem e veja se o seu benefício encontra-se no app ou não.
Caso não esteja, a primeira coisa que deve ser feita é dirigir-se a uma agência da Caixa e relatar o ocorrido, os funcionários do banco irão auxiliar você em relação aos próximos passos.
Falha no aplicativo?
Segundo técnicos e peritos da área, o aplicativo foi criado com urgência para atender a população para o recebimento do auxílio emergencial.
Por esse motivo, diversas falhas aconteceram, principalmente em relação a segurança no app.
Devido o aplicativo não pedir confirmações de identificação e nem mecanismos de segurança mais elaborados, tornou-se mais fácil a aplicação do golpe do FGTS.
Dessa forma, já foram mais de 2 milhões de reais saqueados dos cofres públicos pelos fraudadores até o momento.
Portanto, para evitar mais tipos de fraudes, é aconselhado que a população acesse somente o aplicativo oficial e o site oficial da CAIXA.
Não acessem sites de terceiros e nem forneçam dados pessoais via whatsapp ou SMS.
O banco afirma que em nenhum momento irá solicitar esse tipo de informação por redes sociais e nem por ligações.
Fique atento caso alguém entre em contato com você por ligação, SMS ou whatsapp.
Caso aconteça, bloqueie o número, pois muitas vezes os fraudadores se passam por funcionários do banco e podem te enganar.
Por fim, todas essas medidas citadas acima devem evitar que você caia no golpe do FGTS ou em outros possíveis golpes.
Lembre-se: não divulgue informações pessoais completas para terceiros.