Imposto de renda: saiba quem vai receber o quarto lote e quando receber
Aqueles que entregaram a declaração mais cedo, também vão receber mais cedo.
A restituição do imposto de renda de 2023 continua acontecendo neste segundo semestre. Isso porque o prazo para declaração acabou no dia 31 de maio e, desde então, a Receita Federal começou a restituir quem tem esse direito.
Desta maneira, aqueles que entregaram a declaração mais cedo, também vão receber mais cedo. Entretanto, os maiores de 60 anos e pessoas com graves problemas de saúde tiveram prioridade e, nestes casos, os valores até já foram liberados.
Atualmente, a restituição do Imposto de Renda está no terceiro lote. No total, serão cinco lotes em 2023, quando todos vão receber os valores a que tem direito.
Quando será o próximo lote do Imposto de Renda?
Agora, os trabalhadores vivem a expectativa do pagamento do quarto lote do imposto de renda. Afinal de contas, esse dinheiro será sempre bem-vindo em qualquer época do ano.
Ainda de acordo com o calendário da Receita Federal, o pagamento do próximo lote do imposto de renda vai acontecer no dia 31 de agosto. Assim, os cidadãos não vão nem precisar se preocupar em fazer nada.
Isso porque o dinheiro é depositado automaticamente na conta de destino prévio. Além disso, neste ano, ainda tem a novidade do recebimento da restituição por PIX, desde que tenha optado por essa modalidade na hora da declaração.
Além disso, só vai receber no prazo quem tiver com a declaração rigorosamente correta, sem pendências e sem cair na malha fina. E, quem demorou para declarar, só vai receber mesmo no quarto ou no quinto lote.
Como saber se vai receber
Primeiramente, é importante que o contribuinte tenha imposto a restituir na hora da declaração. Para aqueles que precisaram pagar imposto, não haverá restituição.
E, pelo próprio site da Receita Federal, através da conta Gov.br, é possível consultar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Se aparecer escrito que sua declaração está processada na base de dados e na fila de restituição, é só aguardar para receber.
Contudo, se aparecer como processada e não tiver mais nada escrito, deve entrar no e-CAC, criar uma senha (caso não tenha) e consultar todo o processo. Isso porque poderá ter caído na malha final por alguns inconsistência.
Neste caso, também não há motivo para desespero. Ainda é possível fazer uma declaração de Imposto de Renda retificadora, corrigir as informações que estão erradas e esperar receber o dinheiro até o quinto lote, que está previsto para ser pago no dia 29 de setembro de 2023.
Saiba mais: Veja quem ainda tem direito de receber valores a receber.