Investimentos Nubank: clientes ganharão novas opções.
Se você é cliente do Nubank, pode ficar animado: é bem provável que o banco receba novas opções de investimentos em breve.
A fintech brasileira que ficou famosa pelo “roxinho” – o cartão de crédito sem anuidade -, hoje é a segunda maior emissora de cartões de crédito do Brasil, ficando atrás apenas do Itaú Unibanco.
Porém, um recurso que deixava muito a desejar para outros bancos digitais era justamente a pouquíssima variedade de aplicações em renda fixa e variável.
Isso com certeza deve mudar agora, já que o Nubank acaba de comprar a Easynvest, uma das maiores corretoras de investimento do mercado brasileiro.
Quer saber mais sobre a novidade? Continue lendo o artigo!
Quem é a Easynvest?
A Easynvest é uma corretora de valores fundada em 1968 na cidade de São Paulo, tendo, portanto, mais de 50 anos de mercado.
Foi uma das primeiras a lançar um Home Broker – ferramenta que permite a compra e venda de ações usando a Internet.
Além das ações, a corretora oferece uma vasta gama de investimentos, como: CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto, fundos de investimento, fundos imobiliários, debêntures e previdência privada.
No último 11/09/2020, o Nubank anunciou a compra da Easynvest, visando a entrar de vez no mercado de investimentos.
Quais são os investimentos disponíveis no Nubank?
Apesar de ser o principal banco digital do país, com mais de 25 milhões de clientes, atualmente o Nubank oferece aos correntistas apenas duas opções de investimentos.
1. RDB 100% CDI
O primeiro é um RDB que rende 100% do CDI, com liquidez diária (você pode resgatar o dinheiro quando quiser).
Ele é bem parecido com a própria conta Nubank – que rende a mesma coisa -, mas possui a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Para ativar este RDB, o cliente precisa seguir os seguintes passos:
- Abrir o app do Nubank
- Ir até “Configurar NuConta”
- Clicar em “Opções de depósito”
- Apertar “Quero ativar!”
- Pronto! O RDB está ativado e renderá 100% do CDI.
2. Resgate Planejado (até 118% do CDI)
A segunda opção – chamada pela empresa de Resgate Planejado – foi adicionada ao aplicativo recentemente e trata-se de outro RDB, porém com rendimento superior: até 118% do CDI.
Outra diferença é que, neste, você precisará deixar o dinheiro parado por 2 anos para conseguir tal rendimento, ou seja, não possui liquidez diária. Também é possível escolher um prazo menor para resgate, mas renderá menos que os 118%.
Como a função ainda é nova, ela ainda não está disponível para todos os clientes. No entanto, você pode conferir no seu app se já está liberada para você. Confira:
- Na página inicial do aplicativo do Nubank, clique em “Guardar dinheiro”
- Digite o valor que você deseja deixar aplicado
- Selecione a data de resgate (quanto mais tempo deixar, maior será o rendimento)
- Confirme a operação digitando a sua senha
- Pronto! Assim que o prazo escolhido acabar, o dinheiro com os juros será automaticamente depositado na sua conta do Nubank
O que muda com a compra da Easynvest?
Como vimos acima, mesmo rendendo mais que a poupança, as opções disponíveis no aplicativo do Nubank ainda são bem limitadas e pouco vantajosas, quando comparadas às de concorrentes como o Banco Inter.
Porém, com a aquisição da Easynvest, uma das maiores corretoras de investimentos do Brasil, é bem provável que o banco passe a oferecer muito mais possibilidades de aplicações para os correntistas, inclusive em renda variável, já que, devido à baixa taxa de juros atual (2% ao ano), o mercado de ações está em alta.
Se antes os clientes do Nubank precisavam transferir o dinheiro para outra instituição financeira com maior variedade de investimentos, é possível que, muito em breve, isso não seja mais necessário, podendo investir pelo próprio app do banco.
Os novos investimentos já estão disponíveis?
Não. Isso porque a compra da Easynvest ainda precisa ser regulamentada pelo Banco Central do Brasil e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
De acordo com o presidente do Nubank, a ideia é que, inicialmente, as duas plataformas continuem operando de maneira independente e que a integração entre elas seja feita aos poucos.
De qualquer forma, a novidade é excelente para os correntistas, que frequentemente cobravam da fintech mais formas de investir o dinheiro da conta digital.