Juros da poupança: Saiba como seu dinheiro vai render
Colocar o dinheiro na poupança é uma das formas mais tradicionais de juntar dinheiro. Mas afinal de contas, os juros da poupança realmente valem a pena?
Ao depositar dinheiro na poupança, o dinheiro gera uma rentabilidade, que é calculada de acordo com o valor dos juros definido pelo Banco Central. Esses juros são iguais para todas as instituições bancárias.
Para quem está pensando em começar a guardar dinheiro ou até mesmo investir, precisa entender com detalhes o investimento em poupança. Vale lembrar que esta abordagem de investimento atrai perfis que são mais conservadores.
Como calcular os juros da poupança
Os juros da poupança são atrelados ao valor da Taxa Selic, que é a referência básica dos juros da economia. Por meio da Selic, todas as outras taxas de juros são calculadas, assim como valores referentes à lucratividade em investimentos.
Por isso, a Selic é utilizada como base para o cálculo da caderneta de poupança. Existe uma regra para calcular os juros da poupança, funcionando da seguinte forma:
- Selic acima de 8,5% ao ano: o cliente recebe um lucro de 0,5% sobre o valor investido, somado com a taxa de referência no ato do cálculo.
- Selic abaixo de 8,5% ao ano: o cliente recebe um valor equivalente a 70% da taxa Selic sobre o valor investido, somado com o valor da taxa de referência.
A taxa de referência citada acima foi um índice criado nos anos 90, porém, atualmente o valor permanece zerado. A taxa não sofre modificação desde o ano de 2017.
Valores atuais
Apesar de investir na poupança ser uma forma segura de guardar dinheiro em longo prazo, atualmente os juros estão apresentando um valor bem baixo.
De acordo com os cálculos feitos levando em consideração a Taxa Selic e a Taxa de Referência, atualmente o valor dos juros da poupança estão em cerca de 1,925% ao ano.
Se dividirmos este valor pelos 12 meses do ano, os juros representam cerca de 01,59% ao mês. Sendo assim, se uma pessoa investir R$1.000 reais durante um ano, ao final dos 12 meses ele terá lucrado menos de R$20 reais.
Apesar da lucratividade não ser alta, investir na poupança é uma opção interessante para aquelas pessoas que não gostam de fazer investimentos muito arriscados. Porém, a rentabilidade é bem menor do que em outras modalidades.
Conta poupança: as taxas de juros podem variar?
Quem deseja guardar dinheiro e ter rentabilidade por meio dos juros da poupança, precisa saber que os valores não alteram de acordo com a mudança de banco.
Todas as instituições financeiras seguem a mesma regra para o cálculo dos rendimentos. Por isso, todos os bancos do Brasil rendem o mesmo valor ao cliente.
A única coisa que pode influenciar o valor dos juros da poupança é a alteração das taxas básicas, que no caso é a taxa Selic e a taxa de Referência. Quando estes valores são modificados, os rendimentos podem aumentar ou diminuir.