Juros Rotativos – O que é e como fugir dessa armadilha
Os juros rotativos é certamente uma das coisas que mais causam dor de cabeça para as pessoas que acabam se enrolando com o cartão de crédito.
Portanto, se você deseja saber como prevenir essa situação, fique comigo até o final que apontarei tudo o que precisa.
Boa leitura!
O que são os juros rotativos?
Os juros rotativos são aquelas taxas cobradas quando o valor da sua fatura não é pago.
É muito comum as pessoas considerarem as opções de pagamento do valor mínimo ou pagar com alguns dias de atraso com a ideia de se organizar melhor, entretanto, acabam enfrentando problemas já que não considera os juros.
É fundamental saber que os juros rotativos são sempre muito altos, onde é possível chegar com uma média de 318,3%.
Esses tipos de juros acabam subindo de maneira continua durante o ano e, portanto, é fundamental estar atento para não ficar endividado.
Em algumas ocasiões as taxas de juros mensais por atraso ou mesmo o pagamento mínimo é reduzido pelo banco.
Entretanto, ao fazer isso pode esperar que irá acontecer o aumento na taxa de juros, portanto, estar atento a isso é fundamental.
Cinco dias para não cair mais nos juros rotativos
– Planeje as suas compras:
Os gastos impulsivos no cartão de crédito são um grande risco para as pessoas.
Nem sempre utilizar a função de crédito é a melhor ideia para uma compra e saber quais são os seus gastos é fundamental.
Sempre que o valor do produto for baixo e você tem o dinheiro para comprar, faça o pagamento na hora, evitando taxas, juros e uma fatura alta.
Além disso, é interessante que pense em compras futuras que não podem ser evitadas.
Se você sabe e entende que tem gastos grande para ser feito no mês seguinte e que precisa do limite do cartão livre, é interessante que evite utilizar o cartão agora, né?
– Tenha um controle financeiro:
Saber o momento e onde você está utilizando o seu cartão de crédito é fundamental para evitar dívidas ou mesmo situações que resultem em juros rotativos.
Conseguir controlar os seus custos, qual o valor que já está acumulado para a próxima fatura e qual valor você consegue pagar é fundamental.
Além disso, quando você tem um controle financeiro, você consegue identificar possíveis fraudes no cartão, duplicação de cobranças e até mesmo aquelas cobranças indevidas.
Portanto, não esqueça de conferir as compras antes de realizar o pagamento.
– Pense antes de parcelar:
Realmente, o parcelamento é muito bom para você conseguir evitar um valor mais alto no mês seguinte, entretanto, ele significa que você vau passar mais tempo pagando por uma compra.
Evitar o parcelamento da sua fatura, quando possível é sempre a melhor ideia, principalmente quando os juros são cobrados no parcelamento.
O controle financeiro pode te ajudar e muito na hora de decidir isso.
– Atenção com as datas de vencimento:
A data de vencimento do seu cartão, normalmente é decidido por você.
Esquecer de realizar um pagamento no prazo faz com que os juros sejam cobrados e pode gerar dívidas enormes além de fazer você perder o controle financeiro.
Portanto, tome muito cuidado para não atrasar o pagamento e escolha uma data na qual você sabe que vai ter dinheiro.
Não adianta nada você colocar o vencimento da fatura para o fim do mês se você não sabe que o seu salário não vai durar.
Portanto, organize as suas finanças para ter dinheiro e pagar as contas dentro do prazo.