Letra Financeira (LF) – Descubra tudo sobre esse investimento
A Letra Financeira é um dos modelos de investimentos mais feitos por investidores conservadores.
Aqui falarei um pouco mais sobre ele e claro, apontarei o quanto é possível investir e ganhar com ele ao longo do tempo.
Boa leitura!
O que é Letra Financeira (LF)?
A Letra Financeira (LF) é um tipo de investimento de renda fixa que foca no longo prazo.
Assim, ele é muito indicado para as pessoas que buscam diversificar a carteira e conquistar uma rentabilidade maior.
O prazo médio aqui de retorno é a partir de 2 anos, portanto, antes de você adquirir esse investimento é fundamental realizar um planejamento.
Como funciona a Letra Financeira (LF)?
Como mencionei acima, a Letra Financeira é um título de renda fixa e tem um funcionamento bem parecido com o CDB – Certificado de Depósito Bancário, já falei sobre ele aqui.
Assim, quando você investe em Letras Financeiras, você está emprestando seu capital para o banco, que vai devolver no prazo que foi determinado com juros que foram acordados.
Portanto, antes de você investir aqui, é fundamental saber o quanto de dinheiro irá aplicar, pois, ele permanecerá investido por muito tempo.
Digo isso porque esse investimento tem uma liquidez baixa e vende-la de maneira antecipada vai acabar te gerando perdas financeiras.
Em média, o LF tende a se manter investido em um prazo de 2 anos. Assim, antes de fazer a compra, avalie também o seu perfil de investidor.
O aporte inicial aqui é considerado alto, com cerca de R$ 150 mil e o prazo de título é bem longo para alguns perfis.
Quais são os tipos de Letra Financeira?
– Pós-Fixada:
Aqui, a rentabilidade está atrelada a um indicado financeiro, ou seja, o rendimento está diretamente ligado a variação desse indicador.
Por exemplo, esse indicador pode ser a taxa Selic, que é a taxa básica de juros no mercado brasileiro.
Esse é o modelo de investimento LF mais comum disponível no mercado.
– Pré-Fixada:
Nessa opção de investimento, você já sabe o quanto o título irá render antes mesmo de acontecer o vencimento dele.
Portanto, esse investimento pode ser perfeito para os investidores mais conservadores, por ser uma aplicação que vai dar maior segurança, já que você sabe o quanto irá receber ao final dele.
– Atrelado à Inflação:
Por fim, a Letra Financeira atrelada à inflação consegue blindar o eu investimento do efeito da inflação no país, sendo uma opção perfeita já que estamos falando de um título focado no longo prazo.
Assim, mesmo que a inflação suba, você não perde o poder de compra.
Qual é o rendimento da Letra Financeira?
Entre os títulos de renda fixa, a Letra Financeira é o investimento que consegue apresenta o melhor rendimento, mesmo se for comparado com aqueles que não possuem a tributação do Imposto de Renda.
Você também tem a chance de obter uma remuneração semestral aqui, onde o seu rendimento vai acontecer a cada seis meses.
Entretanto, você precisa ter atenção aqui, já que o Imposto de Renda tende a ser bem maior se desejar a rentabilidade a cada seis meses.
O ideal é que você avalie qual das opções terá o melhor rendimento para a sua carteira, de acordo com os seus objetivos traçados.
Além disso, o rendimento do seu título vai depender diretamente da empresa que está emitindo, por isso, indico sempre corretoras que tenham juros mais convidativos.
Taxas e Custos de investir em LF
Antes de você realizar qualquer investimento, é fundamental entender quais são as taxas e custos desse título.
Nesse caso, o LF contém o IOF e o Imposto de Renda.
Por ser um investimento que precisa ser aplicado por pelo menos 2 anos, o imposto que irá ser gerado sobre o rendimento é de 15%, que é o imposto mínimo pago nos investimentos.
Vale a pena intervir na Letra Financeira?
A Letra Financeira é uma ótima maneira de te auxiliar na hora de multiplicar o seu dinheiro, pensando no longo prazo.
Além disso, ela ajuda você a aumentar a diversificação dos seus investimentos.
Assim, ao investir aqui você está adquirindo um título que precisa ser mantido por um tempo mínimo de dois anos e para isso você vai necessitar de planejamento.
Vale lembrar também que essa é a melhor opção de renda fixa, pois, ela é a mais rentável de todas as outras opções disponíveis.