Nome sujo no SPC e Serasa: O que pode e o que não pode fazer
Antigamente era bem desesperador ter o nome sujo no SPC e Serasa, porém, atualmente há milhares de brasileiros inadimplentes e isso se deve a uma série de fatores, desde a crise econômica, a alta taxa de desemprego, até o mau planejamento financeiro das pessoas.
O fato é que ter o nome no SPC e Serasa, órgãos de proteção ao crédito, pode gerar uma série de transtornos e dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer ou acontecer diante dessa situação.
Então, para ajudá-lo a entender o que pode acontecer, bem como as consequências de estar com o nome sujo resolvemos elencar alguns pontos importantes e dignos de nota.
Se você se encontra nessa situação ou conhece alguém que esteja com o nome sujo no SPC e Serasa, confira e indique esse artigo.
Nome sujo em órgão de proteção de crédito
Boa parte dos brasileiros inadimplentes tem seu nome sujo no SPC e Serasa em decorrência de dívidas ligadas a cartão de crédito, internet, celular etc., e ao atrasar suas contas e mensalidades a credora pode entre 15 dias ou mais de atraso colocar o consumidor como negativado.
E até bem pouco tempo atrás, as consequências de estar com o nome sujo era a dificuldade de contratação de serviços e de fazer compras parceladas, porém, atualmente há outras consequências e é preciso atentar para elas.
Pois as informações contidas SPC e Serasa podem ser utilizadas para outras finalidades então vamos pincelar sobre o que pode ou não fazer quem está com nome sujo no SPC e Serasa.
Nome sujo no SPC e Serasa: O que não pode acontecer
Os brasileiros inadimplentes e que se encontram com o nome sujo no SPC e Serasa pode ser ver diante de várias situações abusivas por não conhecerem o que não podem acontecer, mesmo estando negativado.
Por isso, fizemos a listagem de algumas coisas que não podem acontecer:
- Ser impedidos de tirar passaporte;
- Ser Impedidos de tirar vistos para os Estados Unidos;
- Ser eliminado de concursos públicos (exceto para cargos no Banco Central, Casa da Moeda e BNDES);
- Banco usar cheque especial do correntista para pagar dívida do mesmo;
- Bancos impedirem o consumidor de usar cartão de crédito quando já tinham o serviço
- Bancos bloquearem a função de débito automático;
- Transferir a dívida e o “nome sujo” para outra pessoa;
- Ficar com o nome sujo após começar a pagar as parcelas da renegociação;
- Ser cobrado insistentemente pelo pagamento da dívida a fim de causar constrangimento
Nome sujo no SPC e Serasa: O que pode acontecer
Tão importante quanto saber o que não pode acontecer com os brasileiros inadimplentes, é saber as consequências de estar com o nome sujo, ou seja, o que pode acontecer.
Portanto, separamos uma listagem com o que pode acontecer com pessoas com o nome sujo no SPC e Serasa:
- Empresa credora colocar o consumidor no SPC e Serasa (na verdade é responsabilidade da empresa acionar órgãos de proteção de crédito)
- Empresa credora pode colocar o consumidor como negativado em mais de um órgão de proteção ao crédito
- Ter a solicitação de crédito dificultada pelas instituições financeiras (operadoras de cartão de crédito, empréstimos, etc.)
- Bancos podem impedir abertura de conta correte e bloquear cheque especial de quem já é correntista.
- Tomar posses em cargos públicos, exceto para alguns concursos como para cargos no Banco Central, Casa da Moeda e BNDES
- Uma empresa privada pode ou não contratar um trabalhador em decorrência de ter seu nome sujo no SPC e Serasa
- Instituições de ensino podem recusar a renovação de matrícula, sendo que não pode haver nenhuma situação constrangedora no ano da recusa.
- Ter desconto automático da conta corrente por motivo de empréstimo, desde que haja a previsão desse ato no contrato.
- A empresa credora, mesmo após o pagamento da dívida, pode negar nova solicitação de crédito (Artigo: Quem tem nome sujo pode comprar no carnê?).
Mais um pouco de informação sobre brasileiros inadimplentes no SPC e Serasa
É interessante também se informar sobre a questão de cobrança de dívida que tem relação intima com as consequências de estar com o nome sujo, como por exemplo, a dívida de um consumidor pode ser cedida para outra empresa.
Há várias empresas que trabalham com cobranças de brasileiros inadimplentes e elas podem “comprar” essas dívidas e ficarem responsáveis por recuperar o dinheiro. Isso é permitido pela legislação.
Outra informação importante é que o nome do devedor só fica na lista de restrição de crédito em órgão de proteção ao crédito por apenas 5 anos, entretanto, a retirada do nome da lista não significa dizer que a dívida deixou de existir.
Você já conhecia essas informações? Elas são importantes não apenas para quem está com o nome no SPC e Serasa, mas também a título de informações seguras, afinal, há muitas delas erradas e que acabam preocupando ainda mais quem vive nessa situação.